Práticas e perspectivas da terapia ocupacional na inclusão escolar

  • Paula Tatiana Cardoso Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Thelma Simões Matsukura Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
Palavras-chave: Criança com Defi ciência/educação, Educação especial/tendências, Educação especial/recursos humanos, Terapia ocupacional.

Resumo

O objetivo do estudo foi identifi car e caracterizar as ações desenvolvidas pela TerapiaOcupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiaisno estado de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa de levantamento que contou com a participaçãode 127 terapeutas ocupacionais. Os dados coletados por meio de questionário foram submetidosa análises quantitativas e qualitativas e os principais resultados indicaram que os terapeutas ocupacionaisenvolvidos com a inclusão escolar: a) se relacionam com este processo principalmentea partir do atendimento em ambiente clínico; b) atuam na escola regular; c) têm a participação dafamília e de outros profi ssionais em sua atuação; d) identifi cam a falta de preparação dos professorese da escola como os maiores obstáculos para o seu trabalho e e) identifi cam a importância ea necessidade de ampliação da inserção da Terapia Ocupacional nas escolas regulares. O estudoidentifi cou características representativas da atuação dos terapeutas ocupacionais do estado de SãoPaulo no processo de inclusão escolar e levantou indicadores para estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Tatiana Cardoso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Mestre em Educação Especial pelaUniversidade Federal de São Carlos – PPGEE/UFSCar.
Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional. Docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
Publicado
2012-04-01
Como Citar
Cardoso, P., & Matsukura, T. (2012). Práticas e perspectivas da terapia ocupacional na inclusão escolar. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(1), 7-15. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p7-15
Seção
Artigo Original