A interação escolar de uma criança com síndrome de Tourette, de acordo com as percepções de pais e professores: um estudo de caso exporatório
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i2p177-184Palavras-chave:
Educação especial/recursos humanos, Inclusão educacional, Síndrome de Tourette, Criança, Intervenção precoceResumo
A Síndrome de Gilles de La Tourette (ST) pode gerar acentuado sofrimento em diversas áreas da vida do indivíduo. A literatura refere que a criança com ST pode apresentar difi culdades no relacionamento com educadores e colegas. O objetivo deste estudo de caso exploratório visou conhecer e descrever as percepções de pais e educadores sobre aspectos da dinâmica de
interação escolar de uma criança com ST, matriculada no ensino fundamental regular. Foram realizadas entrevistas com os pais de uma criança de 8 anos de idade diagnosticada com ST e com três educadores. Foram também realizadas sessões de observação participante do cotidiano escolar. O conjunto dos relatos revela dúvidas por parte dos entrevistados, no sentido de identifi car comportamentos involuntários da criança ou de identifi car ações intencionais. Observou-se que ainda não existe articulação entre pais e educadores no atendimento às necessidades da criança. Supõe-se que estratégias de intervenção em perspectiva multiprofi ssional poderiam contribuir para que pais, educadores e profissionais de saúde atuem de forma articulada, no sentido de promover melhorias na interação escolar e social da criança.