Atividades na formação do terapeuta ocupacional

  • Carla Regina Silva Universidade Federal de São Carlos UFSCar, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Jéssica Cristina Von Poellnitz Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Palavras-chave: Atividades e recursos, Terapia ocupacional, Desenvolvimento de pessoal, Ensino, aprendizagem.

Resumo

As atividades são compreendidas como elementos centrais na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico ocupacional, ressalta-se a importância do seu ensino na formação profi ssional. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar a formação do terapeuta ocupacional, com enfoque no ensino de atividades e recursos oferecido nos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. Para tanto, foram utilizados os Projetos Pedagógicos; realizadas entrevistas com coordenadores e aplicados questionários com os docentes envolvidos com o ensino da temática. Foi possível traçar o perfil das instituições em relação ao ensino de atividades, docentes, laboratórios, processos avaliativos, e integração com a pesquisa e a extensão. Concluí-se que o ensino da temática apresenta um núcleo comum, mas ocorre de forma singular nos cursos a depender dos currículos adotados, assim como, da formação e perspectiva dos docentes. Referenda-se a necessidade das atividades se estruturarem como campo próprio de saber e na formação integrar conteúdos teóricos estruturantes aos relacionados à dimensão prática das experimentações e dos fazeres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Regina Silva, Universidade Federal de São Carlos UFSCar, Departamento de Terapia Ocupacional
Profª Dra Adjunta - Laboratório de Pesquisa e Extensão Atividades Humanas e Terapia Ocupacional – AHTO, do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.
Jéssica Cristina Von Poellnitz, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
Publicado
2015-04-24
Como Citar
Silva, C., & Von Poellnitz, J. (2015). Atividades na formação do terapeuta ocupacional. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(1), 74-82. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i1p74-82
Seção
Artigo Original