A contribuição do método Meir Schneider - Self-healing em um caso de osteoartrose de mãos

  • Ana Carolina Spaziante Turolla Universidade Federal de São Carlos
  • Tatiana Luísa Reis Gebrael
  • Beatriz Ambrósio do Nascimento
Palavras-chave: Osteoartrite/terapia, Mão/fisiopatologia, Osteoartrite/diagnóstico, Traumatismos da mão/terapia, Massagem, Exercício, Terapia ocupacional, Estudos de caso, Método Meir Schneider-Self-healing.

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de apresentar uma alternativa de tratamento para a osteoartrose de mão com a utilização do método Meir Schneider - Self Healing. Foi realizado um estudo de caso, no qual a participante selecionada tinha o diagnóstico osteoartrose de mãos bilateral. Foi realizada intervenção clínica de Terapia Ocupacional com a utilização dos exercícios e massagens propostos pelo método, em uma clínica particular de terapia ocupacional. Foram realizadas medidas de pré-testes e pós-testes para a verifi cação da melhora da dor da
paciente e da sua qualidade de vida. Os resultados indicam que o método pode ser uma alternativa de tratamento para esses casos, pois, apontaram melhora da dor, da capacidade funcional e da qualidade de vida da paciente. Conclui-se, no entanto, que por se tratar de um estudo de caso ainda são necessários mais estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Spaziante Turolla, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Terapia Ocupacional. Área: Reabilitação da Mão.

Terapeuta Ocupacional. Especialista em terapia da mão e reabilitação do Membro Superior pela Universidade Federal de São Carlos. Terapeuta em formação do método Meir Schneider Self-Healing.

Tatiana Luísa Reis Gebrael

Terapeuta Ocupacional. Especialista em desenvolvimento infantil pela UFMG. Mestre em Educação Especial pela UFSCAR. Terapeuta e instrutora do método Meir Schneider Self-Healing.

Beatriz Ambrósio do Nascimento

Terapeuta Ocupacional. Mestre em Ciências Sociais pela PUC. Instrutora da School for Self-Healing, EUA. Ex-docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado
2015-04-24
Como Citar
Spaziante Turolla, A., Gebrael, T., & Nascimento, B. (2015). A contribuição do método Meir Schneider - Self-healing em um caso de osteoartrose de mãos. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(1), 83-92. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i1p83-92
Seção
Artigo Original