Desempenho ocupacional e estresse: aplicação de manual de orientações e cuidados a gestantes de risco

Autores

  • Janaína Armendaris Cruz Universidade Federal de Pelotas
  • Nicole Ruas Guarany Universidade Federal de Pelotas, Curso de Terapia Ocupacional.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p201-206

Palavras-chave:

Gravidez de alto risco, Questionários, Terapia ocupacional.

Resumo

A gestação é um fenômeno biologicamente natural e é considerada de alto risco quando há maior perigo para a saúde da mãe e do feto, devido a alguma doença materna. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar um manual de orientações e cuidados às gestantes de alto risco, identificando sua influência no desempenho ocupacional e estresse. Consiste em estudo transversal, de acompanhamento com avaliação antes e depois. Utilizou-se a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) e a Escala de Estresse Percebido (PPS-10). A amostra do estudo foi composta por onze gestantes de alto risco internadas. A COPM identificou 2,9 pontos para a área de Desempenho e 2,7 pontos para área de Satisfação com o desempenho na primeira avaliação e 4 pontos e 4,2, respectivamente, na segunda avaliação após a aplicação do Manual de Orientações. A PPS-10 indicou 21 pontos na primeira avaliação e 17,9 pontos na reavaliação. Nesse sentido, acredita-se que grupos de apoio às gestantes, estabelecendo espaços de diálogo e escuta, permitem a construção de alternativas para enfrentamento das dificuldades advindas da internação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Janaína Armendaris Cruz, Universidade Federal de Pelotas
    Acadêmica de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.
  • Nicole Ruas Guarany, Universidade Federal de Pelotas, Curso de Terapia Ocupacional.
    Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, docente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Desempenho ocupacional e estresse: aplicação de manual de orientações e cuidados a gestantes de risco. (2015). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(2), 201-206. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p201-206