Tecnologias sonoras terapêuticas

  • Celso Rodrigues da Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Suelen Tompson Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Pereira Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Reis Simões Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pierre Souza Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marcos Vinicius Bortolus Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Engenharia Mecânica
Palavras-chave: Tecnologia educacional, Musicoterapia/ instrumentação, Musicoterapia/recursos humanos, Criatividade, Desenho de equipamento/instrumentação, Música.

Resumo

Objetivo: apresentar os trabalhos finais desenvolvidos na disciplina Processos Criativos e Empreendedorismo. Método: os estudantes devem apresentar ao final da disciplina uma tecnologia para ajudar na aprendizagem ou reabilitação de um cliente em tratamento na Clínica de Musicoterapia. Para a realização do trabalho final da disciplina foram formados grupos de três estudantes, no qual cada grupo deveria desenvolver uma adaptação ou instrumento como recurso terapêutico para um cliente atendido na Clínica de Musicoterapia da UFMG. Resultados: dez trios de estudantes criaram dez instrumentos e duas adaptações. Os dispositivos já renderam três exposições abertas ao público. Os instrumentos e adaptações foram repassados à Clínica de Musicoterapia da UFMG para serem utilizados nos atendimentos. O Projeto de Extensão Paramec da UFMG criou um subgrupo de trabalho para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos na disciplina. Conclusão: a disciplina demonstrou ter grandes sucessos e alcançou os seus objetivos, sendo os instrumentos e adaptações desenvolvidas, as formas expressas dos processos criativos. Foi possível também perceber que uma equipe inter ou transdisciplinar é benéfi ca para uma melhor criação de dispositivos de tecnologia educacional, reabilitadora e assistiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Rodrigues da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduado em Terapia Ocupacional pela UFMG.
Suelen Tompson Souza, Universidade Federal de Minas Gerais
Aluna de graduação em Teatro pela UFMG.
Guilherme Pereira Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduado em Engenheira Mecânica pela UFMG.
Guilherme Reis Simões, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduado em Engenheira Mecânica pela UFMG.
Pierre Souza Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais
Graduado em Artes Visuais pela UFMG.
Marcos Vinicius Bortolus, Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Engenharia Mecânica

Doutor em Energia da Universidade Toulouse III (Paul Sabatier) da França. Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Mecânica e Coordenador do Projeto de Extensão Paramec da UFMG.

Publicado
2015-04-24
Como Citar
Costa, C., Souza, S., Gontijo, G., Simões, G., Fonseca, P., & Bortolus, M. (2015). Tecnologias sonoras terapêuticas. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(1), 153-158. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i1p153-158
Seção
Relatos sobre projetos e experiências