As alterações nos papéis ocupacionais de cuidadores de pessoas com deficiência visual.

Autores

  • Bianca Maciel Barrozo Faculdade de Ciências Médicas (FCM) -Unicamp
  • Maria Inês Rubo Nobre Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
  • Rita de Cássia Ieto Montilha Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p409-417

Palavras-chave:

Papel (figurativo), Cuidadores, Transtornos da visão.

Resumo

Introdução: A deficiência visual traz mudanças e reorganizações na vida ocupacional da pessoa que a tem e de seus familiares/cuidadores. Objetivo: Descrever o perfil e conhecer a configuração dos papéis ocupacionais dos cuidadores informais de pessoas com deficiência visual, atendidos em um centro universitário de pesquisa em uma cidade de grande porte. Metodologia: Estudo descritivo e transversal, que foi realizado utilizando aplicação do instrumento “Lista de Identificação dos Papéis Ocupacionais”. Participaram da pesquisa 17 sujeitos. A análise estatística foi realizada baseada nas frequências. Resultados: Nota-se que a maioria dos cuidadores é do sexo feminino 82% (n=14), sendo 64% (n=11) mães, em relação à ocupação 65% (n=11) não trabalham e 59% (n=10) tem baixa escolaridade. Observa-se que todos os papéis ocupacionais apresentaram diminuição nas frequências de realizações do passado para o presente, ou seja, antes do cuidar, mais papéis ocupacionais eram realizados pelos sujeitos pesquisados do que após o início do cuidar. Dentre esses papéis ocupacionais, os que mais sofreram quedas foram os de trabalhador (65%/n=11), estudante (59%/n=10) e membro familiar (24%/n=4). Conclusão: O cuidar de uma pessoa com deficiência visual, neste estudo, mostrou consequências importantes como perdas ou mudanças de papéis ocupacionais, principalmente o de trabalhador, bem como alterações na rotina e sobrecarga.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca Maciel Barrozo, Faculdade de Ciências Médicas (FCM) -Unicamp

    Formada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de MEdicina de Ribeirão Preto- USP, em 2012.

    Pós-Graduada do Centro de Estudo em Pesquisa em Reabilitação (CEPRE) da UNICAMP (2013).

    Mestranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação, pla Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2014-2015)

  • Maria Inês Rubo Nobre, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
    Terapeuta Ocupacional, Docente do Aprimoramento de Terapia Ocupacional e Reabilitação na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
  • Rita de Cássia Ieto Montilha, Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
    Terapeuta Ocupacional, Docente do Aprimoramento de Terapia Ocupacional e Reabilitação na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Publicado

2015-12-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Barrozo, B. M., Nobre, M. I. R., & Montilha, R. de C. I. (2015). As alterações nos papéis ocupacionais de cuidadores de pessoas com deficiência visual. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(3), 409-417. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p409-417