O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Authors should follow the instruction provided in the Ensuring a blind peer-review section.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL E NORMAS DE PUBLICAÇÃO

RUS acolhe estudos de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área pertinente à língua, cultura e literatura russa, desde que se tratem de contribuições inéditas, sob forma de artigos, resenhas, traduções, debates e outros. A critério da Comissão Editorial, poderão ser aceitas contribuições já publicadas, mas de edição esgotada.

1. DAS NORMAS GERAIS

1.1 A RUS, revista do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é publicada sob a orientação do Conselho Editorial, que, por sua vez, é auxiliado por um Conselho Científico na avaliação dos trabalhos submetidos para publicação.

1.2 Salvo casos excepcionais, a serem apreciados pelo Conselho Editorial, os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico. A RUS reserva-se todos os direitos autorais sobre a sua edição das contribuições aceitas.

1.3 A RUS receberá para publicação trabalhos redigidos em português, inglês, russo, francês ou espanhol. A critério do Conselho Editorial poderão ser aceitos trabalhos em outras línguas. Colaboradores de todos os países estão convidados a submeterem trabalhos e poderão fazê-lo em versão integral bilíngue (usualmente, português/inglês ou português/francês).

1.4 A RUS reserva-se o direito de submeter todos os originais à apreciação do Conselho Editorial e do Conselho Científico, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação, podendo, inclusive, reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os textos sejam adaptados às normas editoriais da Revista.

1.5 Os artigos passarão pelo julgamento de dois parecerista ad hoc (peer review). Em caso de avaliações divergentes, recorre-se a uma terceira avaliação crítica. Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

1.6 Os conceitos emitidos nos trabalhos serão de responsabilidade exclusiva dos autores, e não refletem necessariamente a posição do Conselho Editorial e do Conselho Científico.

2. DA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

Os textos devem ser enviados em formato eletrônico .doc, segundo as normas descritas abaixo. Os que não estiverem de acordo com a formatação não serão submetidos à avaliação dos pareceristas. Recomenda-se o uso do seguinte guia de formatação:

2.1 Estrutura geral:  Artigos devem conter até 40.000 caracteres. Traduções devem conter entre 15.000 e 40.000 caracteres. O original deve ser apresentado na seguinte sequência: Título do trabalho (Title of the work) em português e inglês (fonte Times New Roman 16 sem negrito ou itálico, centralizado), seguido de um espaço, nome(s) do(s) autor(es) (Times New Roman 14), um espaço, Resumo (Abstract) e Palavras-chave (Keywords) em inglês e em português (Times New Roman 11, separados por um espaço), Texto (Times New Roman 12 – iniciado na página seguinte), Referências bibliográficas.

2.1.1 A filiação institucional e/ou atividade principal do(s) autor(es), seguida dos respectivos e-mails deve constar em nota de rodapé demarcada com asterisco junto ao nome do(s) autor(es). 

2.1.2 Caso haja Epígrafe, esta deve ser inserida entre o nome do autor e o abstract, separada dos mesmos por um espaço antes e um depois. O texto da epígrafe deve ser centralizado, fonte Times New Roman 10 e o nome do autor da epígrafe deve estar alinhado à direita, fonte Times New Roman 10.

2.2 Abstract/Resumo e Keywords/Palavras-chave devem ser apresentados em inglês (Abstract; Keywords) e português (Resumo; Palavras-chave), ou em uma das línguas relacionadas no item 1.3 e em inglês. Em se tratando de língua diversa das mencionadas, o autor tem a opção de acrescentar um resumo na mesma, seguindo a mesma formatação dos Abstracts/Resumos.

2.3 Parágrafos e espaçamento: Pede-se que os textos sejam justificados e digitados com espaçamento 1,5 entre linhas. Os parágrafos devem vir assinalados com tabulação de 1,25 cm na primeira linha. A fonte a ser usada deve ser Times New Roman, tamanho 12 para o corpo do texto, 16 para o título principal, 14 para o nome do autor, 11 no Resumo e Abstract, 10 nas notas de rodapé. Os subtítulos devem ser separados por um espaço dos parágrafos que os sucedem e precedem.

2.4 Citações:

2.4.1 As citações que contêm até três linhas devem vir entre aspas, sem itálico, com nota de rodapé indicando o sobrenome do autor, ano de publicação e página(s).

2.4.2 Com mais de 3 linhas, acrescente-se recuo de 2 cm em ambas as margens, fonte Times New Roman 10, sem aspas, sem itálico, espaçamento simples. São seguidas de notas de rodapé indicando sobrenome do autor, ano de publicação e página(s).

2.5 Notas de rodapé: Devem ser inseridas como tais e não no final do artigo. Os respectivos números de referência – sempre em ordem numérica crescente e começando pelo nº 01 – devem ser sobrescritos no texto, sem parênteses, imediatamente após a passagem a que se referem.

2.6 Referências bibliográficas: inseridas ao final do texto, devem listar apenas as obras citadas no corpo do texto e seguir a seguinte estrutura:

2.6.1 Livros no todo – nome do(s) autor(es), título do livro (em itálico), edição (quando aplicável), local, editora, data de publicação, data da primeira edição (quando aplicável);

2.6.2 Partes de livros – nome do(s) autor(es), título do capítulo ou similar (entre aspas), a preposição "in" seguida das referências tais como indicadas em 2.6.1, com a adição dos números de páginas;

2.6.3 Artigo de periódico - nome do(s) autor(es), título do artigo (entre aspas) seguido do nome do periódico (em itálico), volume e/ou n.°, local e data de publicação, n.os da(s) página(s).

2.7 Dados dos autores: O autor deverá enviar, em arquivo separado (formato .doc, Times New Roman 12, parágrafo 1,5), um currículo resumido, em que constem formação, vinculação institucional, atividade profissional e publicações mais relevantes, se houver.

2.8 Documentos iconográficos (ilustrações, figuras, quadros e semelhantes) devem conter os seguintes elementos identificadores: tipo de documento, autor(es), título (ou “extraído de” quando for o caso), data e especificação do suporte. Devem ser identificados tanto em sua ocorrência no corpo do texto como nas Referências Bibliográficas. Quando necessário, podem ser acrescentados elementos complementares à referência que melhor identifiquem o documento.

2.9 Documentos de acesso eletrônico: compreendem páginas de internet, bases de dados, listas de discussão, sites, arquivos em disco rígido, programas, conjuntos de programas, mensagens eletrônicas e similares. Devem incluir, quando houver, autor(es), título, versão e descrição do produto, serviço ou artigo, seguidos do endereço eletrônico. No caso de artigos, capítulos de livros ou similares, aplicam-se as mesmas normas definidas nas seções anteriores, acrescidas da indicação do endereço e, entre parênteses, a data do último acesso.

2.10 Filmes, DVD e similares: devem conter título, nome do(s) diretor(es), produtor(es), local, produtora, data e especificação do suporte em unidades físicas. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares para melhor identificar o documento.

Orientações quanto ao preenchimento dos metadados

Título do Artigo: preencher o título em português e inglês.
Resumo do Artigo: preencher o resumo em português e inglês.
Afiliação do Autor: preencher sempre por extenso do maior para o menor (Ex.: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), evitando tradução para outros idiomas por tratar-se de nome próprio.
Palavras-chave do Artigo: preencher as palavras-chave uma a uma (Ex.: Literatura russa, prosa, Tolstói), em português e inglês.
Agência de Fomento: quando mencionada no artigo, preencher por extenso no campo apropriado. (Ex.: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.