Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em "Garantir uma Avaliação por Pares Cega" foram seguidas.

Diretrizes para Autores

POLÍTICA EDITORIAL E NORMAS DE PUBLICAÇÃO

RUS acolhe estudos de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área pertinente à língua, cultura e literatura russa, desde que se tratem de contribuições inéditas, sob forma de artigos, ensaios, resenhas, traduções, debates e entrevistas.

 

  1. DAS NORMAS GERAIS

- A RUS, Revista de Literatura e Cultura Russa do PPG Literatura e Cultura Russa do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é publicada sob a orientação do Conselho Editorial, que, por sua vez, é auxiliado por um Conselho Científico na avaliação dos trabalhos submetidos para publicação.

- Todas as comunicações com a revista RUS devem ser realizadas através dos canais listados na seção correspondente. Nenhum outro meio de comunicação deve ser utilizado para este fim

- Os trabalhos enviados para publicação devem ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea em outro periódico.

Poderão ser aceitas contribuições já publicadas, se a tiragem estiver esgotada e sem perspectiva de reedição. Para isso, o autor deve comunicar o Conselho Editorial com tempo hábil para que a decisão seja tomada

- A RUS receberá para publicação trabalhos redigidos em português, inglês, russo, espanhol, francês ou italiano.

Mediante aprovação do Conselho Editorial, serão aceitos trabalhos em outras línguas. Nesse caso, a decisão pode demorar mais.

- As submissões poderão ser redigidas por pós-graduados e/ou pós-graduandos. Só serão aceitos os artigos de graduados ou graduandos caso sejam resultado de uma orientação científica, exigindo-se a coautoria do doutor responsável.

Excetua-se desta exigência as traduções, que podem ser apresentadas sem titulação mínima, prezando-se apenas pela qualidade do texto final, sua pertinência temática e correspondência com o original.

- A RUS reserva-se o direito de submeter todos os originais à apreciação do Conselho Editorial e Científico, que dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência de sua aceitação. Os conselhos podem, inclusive, reapresentá-los aos autores com as alterações necessárias no texto para a adequação às normas editoriais.

Apesar de o texto enviado ser revisado pela equipe da RUS, a revista não fará a redação final do texto aprovado, que será de total responsabilidade de seu autor.

-  Os artigos passarão pelo julgamento de dois pareceristas ad hoc (peer review). Em caso de avaliações divergentes, recorre-se a uma terceira avaliação. Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores. A aprovação de um trabalho não implica sua publicação no número imediatamente a seguir.

A avaliação dos pareceristas verificará a organização textual, a originalidade temática, a pertinência em relação à linha editorial do periódico. A revista RUS lançará mão de ferramentas antiplágio para certificar-se do ineditismo e tomará as medidas cabíveis caso este seja constatado.

- Os conceitos expostos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a posição dos Conselhos Editorial e Científico.

 

  1. CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

            Para participar do processo de avaliação, os autores devem verificar a conformidade da submissão quanto às características listadas baixo. As submissões em desacordo com estas normas não serão avaliadas. Ao enviar sua submissão, o autor concorda com estas condições.

- A submissão deve ser inédita, original e não ter sido enviada para outro periódico para análise simultânea.

Em caso de reedição de uma obra já publicada, a revista RUS deve ser devidamente comunicada com antecedência suficiente para a tomada da decisão. Do contrário, a obra poderá ser considerada plágio.

Em caso de constatação de plágio, ainda que seja a reedição de uma obra que não foi comunicada ao Conselho Editorial, as medidas cabíveis serão tomadas.

- A submissão deve estar de acordo com a formatação abaixo descrita (vide 3).

Em caso de dúvidas, a revista pode ser consultada. Pede-se, no entanto, atenção às normas já listadas.

- A submissão deve ser redigida de maneira clara, compreensível e adequada às práticas de escrita acadêmica.

Pede-se moderação no uso de marcações tipográficas, como negrito e/ou itálico.

- O arquivo submetido não pode ter quaisquer identificações de autoria, tanto no corpo do texto quanto na aba de Propriedades do programa Microsoft Office Word. Esta medida garante o sigilo no caso de a submissão participar do processo de avaliação.

Embora varie de acordo com a versão e o sistema operacional utilizado, o padrão para a retirada das informações na aba de propriedades do Microsoft Office Word é o seguinte: Arquivo > Salvar como... > Escolha do destino de salvamento > Ferramentas (ou Opções, caso seja MAC) > Opções de segurança...> Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Caso o sistema operacional Windows 10, a retirada dessas informações pode ser feita da seguinte maneira: Botão direito do mouse no arquivo > Propriedades > Detalhes > Remover Propriedades e Informações Pessoais > Criar cópia com todas as propriedades possíveis removidas > Ok.

- Em um arquivo .doc diferente da submissão, deverá ser enviado o currículo resumido do autor, que deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,15. Caso houver mais de um autor, todos os currículos serão feitos da mesma forma e enviados em um único arquivo. Cada currículo não deve passar de 150 palavras.

Neste documento devem constar os seguintes dados do autor: formação, vinculação institucional, atividade profissional, publicações mais relevantes (se houver), e-mail para contato. Pede-se que o autor inclua os links para os currículos Lattes e/ou ORCID.

- Todos os textos referidos ao longo do texto devem constar ao final na seção intitulada Referências. As imagens devem estar inseridas no corpo do texto, no local designado pelo autor.

Por conta da quantidade de material, a RUS não se responsabiliza pela observância dos direitos autorais de todos os materiais referenciados em suas contribuições.

Em caso de violação de direitos autorais sobre qualquer material referenciado pelas contribuições publicadas, a responsabilidade é integralmente do(s) autor(es) do texto em questão.

 

  1. CONFIGURAÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DO TEXTO

Os textos devem ser enviados em formato eletrônico .doc, segundo as normas descritas abaixo, a não observância das normas acarretará sua desconsideração.

 

3.1 Estrutura Textual: 

Título em português, ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, e em inglês, obrigatoriamente

-  O texto deve ser formatado da seguinte forma: Título do trabalho em português, ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, e em inglês, obrigatoriamente (fonte Times New Roman, tamanho 14, centralizado). Parágrafo em branco. Nome(s) do(s) autor(es) (Times New Roman, 12, justificado). Parágrafo em branco. Caso houver, epígrafe (vide 2.1.4). Parágrafo em Branco. Resumo (abstract) e palavras-chave (keywords) em português ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito e em inglês (Times New Roman, 12, separados por ponto-e-vírgula). Na página seguinte, inicia-se o texto (Times New Roman, 12). Ao final, as Referências.

Os limites da submissão variam de acordo com seu gênero textual. Artigos e ensaios devem conter entre 4.000 e 6.000 palavras; resenhas e debates devem conter até 3000 palavras; entrevistas devem conter entre 3.000 e 6000 palavras; traduções devem ter entre 2.000 e 6.000 palavras. As referências devem ser excluídas da contagem.

A filiação institucional e/ou atividade principal do(s) autor(es), seguida dos respectivos e-mails, deve constar em nota de rodapé demarcada com asterisco junto ao nome do(s) autor(es). Recomenda-se a inclusão dos links para os currículos Lattes e ORCID.

O texto da epígrafe deve ser centralizado, e o nome de seu autor deve estar alinhado à direita. Ambos em fonte Times New Roman, tamanho 11.

Parágrafos e espaçamento: Os textos devem estar justificados e digitados com espaçamento 1,15 entre as linhas. Os parágrafos devem vir assinalados com tabulação de 0,5 cm na primeira linha.

 

3.2 Elementos Textuais

- Resumo / abstract e Palavras-chave / Keywords: podem ser apresentados em português, ou na língua em que o artigo foi escrito (Resumo; Palavras-chave), e em inglês, obrigatoriamente (Abstract: Keywords), seguindo a mesma formatação indicada.

- Citações: devem ser seguidas de notas de rodapé indicando sobrenome do autor, ano de publicação e página(s).

Caso a citação contenha até três linhas, ela deve vir entre aspas, sem marcações tipográficas e seguindo a formatação textual habitual.

Se possuírem mais de 3 linhas, é preciso colocá-la em parágrafo separado, adicionando 2 cm de recuo em ambas as margens, fonte Times New Roman, tamanho 10, sem aspas, sem itálico, espaçamento simples.

As citações em língua estrangeira devem ser traduzidas. É permitido ao autor utilizar traduções consagradas ou já publicadas, desde que o tradutor seja devidamente indicado na seção de Referências.

- Omissões: devem estar indicadas por reticências entre colchetes: [...]

Notas de rodapé: devem ser colocadas ao final da página e não ao final do texto. Como é costumeiro, os respectivos números de referência – sempre em ordem numérica crescente e começando pelo nº 01 – devem ser sobrescritos no texto, sem parênteses, imediatamente após a passagem a que se referem.

- Referências: nesta seção devem ser inseridas apenas as obras citadas no corpo do texto, conforme a estrutura apontada.

Referências Bibliográficas

Livros no todo

SOBRENOME, Nome do Autor. Título do Livro, edição (quando aplicável). Local: editora, data de publicação, data da primeira edição (quando aplicável).

 

Exemplo:

TAL, Fulano de. Livro Publicado. Itabira: Pindorama, 2020.

 

Partes de livros

 

SOBRENOME, Nome do Autor. “Título da Parte”. In: Título do Livro, edição (quando aplicável). Local: editora, data de publicação, data da primeira edição (quando aplicável).

 

Exemplo:

TAL, Fulano de. “Capítulo de Antologia”. In: Antologia em Questão. Itabira: Pindorama, 2020.

 

Artigo de periódico

 

SOBRENOME, Nome do Autor. “Título do Artigo”. Nome do Periódico, volume e/ou nº, local, data de publicação, números da(s) página(s).

 

Exemplo:

TAL, Fulano de. “Artigo Publicado”. Revista Brasil, v. 2, n. 1, out. 2020, pp. 34-42.

 

Documentos iconográficos (ilustrações, figuras, quadros e semelhantes) devem ser identificados tanto em sua ocorrência no corpo do texto quanto nas Referências. Se necessário, podem ser acrescentadas informações complementares que permitam melhor identificação do documento.

 

SOBRENOME, Nome do Autor. Título do Documento. Data. Especificação do suporte.

 

Exemplo:

TAL, Fulano de. Documento Iconográfico. 2020. 1 fotografia.

 

Documentos de acesso eletrônico: nesta categoria enquadram-se as páginas de internet, bases de dados, listas de discussão, sites, arquivos em disco rígido, programas, conjuntos de programas, mensagens eletrônicas e similares. Quando houver, devem incluir: autor(es), título, versão e descrição do produto, serviço ou artigo, seguidos do endereço eletrônico.

 

Exemplo:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITABIRA. Biblioteca Central. Texto.doc. Itabira, 2020. 1 dvd. Word for Windows 10.

 

Para artigos, capítulos de livros ou similares em meio digital: aplicam-se as mesmas normas definidas nas respectivas seções, acrescidas da indicação do endereço e, entre parênteses, a data do último acesso feito pelo autor da submissão.

Os autores são aconselhados a referenciar fontes confiáveis, como Archive.org, evitando, assim, possíveis quebras de direitos autorais. Nos casos em que isso ocorra, como dito anteriormente, o autor será responsável (vide 2)

 

Exemplo:

TAL, Fulano de. Livro Eletrônico. Itabira: Pindorama, 2020. Disponível em: www.siteemquestao.com.br/livrodisponivel.pdf. Acesso em: 01/01/2020

 

Filmes, DVD e similares: devem conter título, nome do(s) diretor(es), produtor(es), local, produtora, data e especificação do suporte em unidades físicas. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares para melhor identificar o documento.

 

Exemplos:

Título do Filme. Diretor. Produção: Max Bialystock. Itabira: HR, 2020. 1 DVD (3 h).

 

Orientações quanto ao preenchimento dos metadados

Título: preencher o título em português (ou na língua do original) e em inglês.

Resumo: preencher o resumo em português (ou na língua do original) e em inglês.

Palavras-chave: separadas por vírgula e sem ponto final (Ex.: Literatura russa, Prosa, Tolstói), no máximo cinco, em português (ou na língua do original) e inglês.
Afiliação do Autor: preencher sempre por extenso do maior para o menor (Ex.: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Orientais, Área de Língua e Literatura Russa, São Paulo, São Paulo, Brasil), evitando tradução para outros idiomas por tratar-se de nome próprio.
Agência de Fomento: quando mencionada no artigo, preencher por extenso no campo apropriado. (Ex.: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

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