Plekhánov e a crítica estética marxista: entre a intenção e o gesto

Autores

  • Rodrigo Alves do Nascimento Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2014.88704

Palavras-chave:

Georgi Plekhánov, Crítica estética, Arte e vida social

Resumo

Georgi Plekhánov é parada obrigatória para quem se dedica a compreender a trajetória do marxismo na Rússia. Além de introduzir textos clássicos de Marx no país, foi responsável pelas diretrizes políticas que guiaram o movimento operário organizado até por volta de 1914 e por escrever textos de crítica estética inovadores nesse campo de pensamento. Este artigo se debruçará sobre esta última faceta de seu trabalho, mais depurada em seu ensaio Arte e Vida Social, de 1912, a fim de compreender como suas formulações, atravessadas que estavam pelas contradições de um método restritivo, não deixaram de trazer contribuições significativas para o entendimento do que denominava “especificidade do estético”. Em um debate direto com a tradição bielinskiana, Plekhánov soube com ela dialogar e desbravar um campo de conhecimento até então praticamente inexplorado no marxismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Alves do Nascimento, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Mestre em Literatura e Cultura Russa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Realizou pesquisa com bolsa Fapesp em torno das encenações e da crítica da dramaturgia de Anton Tchékhov no Brasil.

Downloads

Publicado

2014-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Plekhánov e a crítica estética marxista: entre a intenção e o gesto. (2014). RUS (São Paulo), 3(3), 85-94. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2014.88704