Sobre a Revista
Foco e Escopo
Missão
Divulgar o conhecimento mais recente na área das Artes Cênicas contribuindo para a circulação conhecimento, através do livre acesso, dos artigos de autores nacionais e internacionais.
Apresentação
Revista Sala Preta é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) vinculado a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Iniciada em 2001 a Revista é um dos primeiros periódicos brasileiros especializados em artes cênicas e atualmente é uma das poucas revistas da área de Artes avaliada como “A1” pelo programa QUALIS/CAPES.
Após dez anos de existência em versão impressa, a revista inaugurou em 2011 a sua edição eletrônica. A partir da edição número 11 de 2011 optou-se pela produção somente em suporte digital. Esta decisão editorial teve o intuito de tornar a revista mais ágil, facilitando tanto a colaboração quanto a leitura de pesquisadores e artistas interessados em temáticas instigantes e abordagens inovadoras no campo das artes cênicas. Com este novo suporte a revista pode ter seu plano de distribuição alterado e passou a receber acessos e artigos de todas as partes do mundo.
A opção por uma revista eletrônica se deu como diálogo necessário com os tempos que correm, abrindo possibilidades de instauração de um padrão editorial que não se contenta apenas em seguir o mesmo modelo das revistas impressas, mas que, mantendo o pioneirismo que pautou a revista nesses onze anos, busca soluções apropriadas ao novo suporte. Propõe, por exemplo, a criação de links com artigos de outros periódicos, convidando o leitor a conhecer textos, provenientes de outros artigos científicos ou de livros eletrônicos disponíveis on line, que abordem temáticas relacionadas com aquela que está em pauta na revista. O leitor pode encontrar também, no final dos artigos, um box remetendo a sítios de companhias ou de artistas citados no artigo em questão, entre outras referências que ampliem o conhecimento acerca dos assuntos abordados. Na busca de uma revista que faça valer o suporte digital, a Sala Preta oferece ainda ao leitor um dossiê com textos, fotos e vídeos de espetáculos em destaque no panorama brasileiro.
Além de manter a qualidade que vem marcando o padrão da revista, na seleção de temas e no oferecimento de artigos que tratem de questões pungentes acerca das artes da cena, a Sala Preta apresenta uma seção dedicada a espetáculos produzidos não apenas em São Paulo, como vinha fazendo, mas que se abre também para produções artísticas de outras regiões do país. A partir de 2011 modifica-se sua periodicidade que passa a ser semestral. Devido a qualidade da publicação o periódico é cada vez mais procurado pelos autores da área e praticamente dobrou o número de artigos recebidos na comparação entre 2011 e 2012, bem como o número de artigos que foram publicados como demonstra a tabela abaixo:
Sala Preta / Edição |
Número de Artigos Recebidos |
Número de Artigos Publicados |
11 |
42 |
28 |
12.1 |
47 |
27 |
12.2 |
53 |
28 |
Processo de Avaliação pelos Pares
Para que um artigo científico seja publicado este passa por todo um procedimento de avaliação criteriosa, rigorosa e parmétrica assinada por revisores preparados, éticos, críticos e confiáveis. Os Pareceristas são escolhidos por seu reconhecido trabalho na área. Dá-se o nome de avaliação por pares cega quando os avaliadores não têm informações sobre os autores dos artigos e nem os autores são informados sobre quem participou da avaliação de seus trabalhos. Todo o processo desde a submissão até a publicação dura no máximo 6 meses. |
Periodicidade
Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico do periódico
Equipe editorial 2011-2013
Editor-Chefe: Flávio Desgranges
A partir de 2013
Editores-Chefes
Luiz Fernando Ramos & Sílvia Fernandes
A partir de 2018
Editores Chefe
Sérgio Carvalho e Elisabeth Azevedo