Foco e Escopo

Missão

Divulgar o conhecimento mais recente na área das Artes Cênicas contribuindo para a circulação conhecimento, através do livre acesso, dos artigos de autores nacionais e internacionais.

Apresentação

 

Revista Sala Preta é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) vinculado a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Iniciada em 2001 a Revista é um dos primeiros periódicos brasileiros especializados em artes cênicas e atualmente é uma das poucas revistas da área de Artes avaliada como “A1” pelo programa QUALIS/CAPES.

Após dez anos de existência em versão impressa, a revista inaugurou em 2011 a sua edição eletrônica. A partir da edição número 11 de 2011 optou-se pela produção somente em suporte digital. Esta decisão editorial teve o intuito de tornar a revista mais ágil, facilitando tanto a colaboração quanto a leitura de pesquisadores e artistas interessados em temáticas instigantes e abordagens inovadoras no campo das artes cênicas. Com este novo suporte a revista pode ter seu plano de distribuição alterado e passou a receber acessos e artigos de todas as partes do mundo.

A opção por uma revista eletrônica se deu como diálogo necessário com os tempos que correm, abrindo possibilidades de instauração de um padrão editorial que não se contenta apenas em seguir o mesmo modelo das revistas impressas, mas que, mantendo o pioneirismo que pautou a revista nesses onze anos, busca soluções apropriadas ao novo suporte. Propõe, por exemplo, a criação de links com artigos de outros periódicos, convidando o leitor a conhecer textos, provenientes de outros artigos científicos ou de livros eletrônicos disponíveis on line, que abordem temáticas relacionadas com aquela que está em pauta na revista. O leitor pode encontrar também, no final dos artigos, um box remetendo a sítios de companhias ou de artistas citados no artigo em questão, entre outras referências que ampliem o conhecimento acerca dos assuntos abordados. Na busca de uma revista que faça valer o suporte digital, a Sala Preta oferece ainda ao leitor um dossiê com textos, fotos e vídeos de espetáculos em destaque no panorama brasileiro.

Além de manter a qualidade que vem marcando o padrão da revista, na seleção de temas e no oferecimento de artigos que tratem de questões pungentes acerca das artes da cena, a Sala Preta apresenta uma seção dedicada a espetáculos produzidos não apenas em São Paulo, como vinha fazendo, mas que se abre também para produções artísticas de outras regiões do país. A partir de 2011 modifica-se sua periodicidade que passa a ser semestral. Devido a qualidade da publicação o periódico é cada vez mais procurado pelos autores da área e praticamente dobrou o número de artigos recebidos na comparação entre 2011 e 2012, bem como o número de artigos que foram publicados como demonstra a tabela abaixo:

Sala Preta / Edição

Número de Artigos Recebidos

Número de Artigos Publicados

11

42

28

12.1

47

27

12.2

53

28

Processo de Avaliação pelos Pares

Para que um artigo científico seja publicado este passa por todo um procedimento de avaliação criteriosa, rigorosa e parmétrica assinada por revisores preparados, éticos, críticos e confiáveis. Os Pareceristas são escolhidos por seu reconhecido trabalho na área. Dá-se o nome de avaliação por pares cega quando os avaliadores não têm informações sobre os autores dos artigos e nem os autores são informados sobre quem participou da avaliação de seus trabalhos. Todo o processo desde a submissão até a publicação dura no máximo 6 meses. 

 

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Equipe editorial 2011-2013

Editor-Chefe: Flávio Desgranges

A partir de 2013

Editores-Chefes

Luiz Fernando Ramos & Sílvia Fernandes

A partir de 2018

Editores Chefe 

Sérgio Carvalho e Elisabeth Azevedo