Luz, gambiarras e corpo nômade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p93-105Palavras-chave:
dispositivos, poéticas de luz, atuantes, treinamento, afetações.Resumo
O objetivo deste artigo é desenvolver uma primeira reflexão sobre o Caderno de Montagem da atuante Virginia Abasto. Produzido durante a criação da dramaturgia de luz Opus Lux, foi analisado a partir de uma perspectiva que entende registros dessa natureza como atos biográficos, como inacabamentos que falam de uma singularidade na criação, pela qual é possível conectar e acessar a rede inventiva da atuante nesse processo. Como principal malha de imersão teórica trabalhamos com os pressupostos teóricos de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Assim, o Caderno de Montagem é o mapa das afetações pelo qual entramos nas relações de desterritorialização do corpo provocada pelos dispositivos de luz e nas linhas de fuga reveladas pelos dispositivos de luz no corpo nômade.
Downloads
Referências
CALLIGARIS, C. Verdades de Autobiografias e Diários Íntimos. Revista Estudos Históricos, v. 11, p. 43-58, 1998. ISSN 21. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewArticle/2071>. Acesso em: 20 out. 2012.
CAUQUELIN, A. Frequentar os incorporais: contribuição a uma teoria da arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
DELEUZE, G. O que é um dispositivo? In: O mistério de Ariana: cinco textos e uma entrevista de Gilles Deleuze. Lisboa: Vega, 1996. p. 115-161.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
______. Mil planaltos: capitalismo e esquizofrenia 2. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
ENTLER, R. Poéticas do acaso: acidentes e encontros na criação artística. 2000. Tese (Doutorado em Artes), Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Arte/Departamento de Artes Plásticas, São Paulo.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
GUMBRECHT, H. U. Produção de presença. Rio de Janeiro: PUC, 2010.
LIMA, W. Caderno do diretor: uma tecnologia poética na prática da encenação. Ensaio Geral, Belém, v. 4, n. 8, p. 107-118, 2012.
______. Uma webcartografia dos estudos culturais em Portugal. 2014. Disponível em: <http://estudosculturais.com/webcartografia/tecendo-as-pistas-cartograficas/>. Acesso em: 8 ago. 2015.
SALLES, C. A. Crítica genética: uma nova introdução. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2000.
______. Redes da criação: construção da obra de arte. Valinhos: Editora Horizonte, 2006.
SOUZA, I. A gambiarra na cena: uma poética de iluminação para ativação de obras de arte em Belém do Pará. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará. Disponível em: <http://www.ppgartes.ufpa.br/images/download/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20da%20turma%20de%20%202009/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20IARA%20REGINA%20DA%20SILVA%20SOUZA.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação, sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "