Letter to a man: Nijinsky e Baryshnikov, a dança à l’envers na paisagem ótico-sonora de Robert Wilson

Autores

  • Martha Ribeiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p149-163

Palavras-chave:

Wilson-Nijinsky-Baryshnikov, Dança às avessas, Artaud, Corpo sem órgãos.

Resumo

Ao analisar o espetáculo Letter to a man, de Robert Wilson, sobre os diários de Nijinsky, investiga-se a paisagem ótico-sonora do encenador e a dança fluida, sem peso, do ator e performer Mikhail Baryshnikov, a partir dos conceitos “corpo sem órgãos” e “dança às avessas” de Antonin Artaud; especialmente em relação aos seus últimos escritos, em Rodez. A cena sensorial de Wilson, que propositalmente abandona qualquer intenção comunicativa entre os canais visuais e sonoros, reflete de forma potente o pensamento artaudiano, sendo muito mais do que um teatro de imagem, como tem se referido a crítica até agora, e revela, de forma desconcertante, o parentesco entre Nijinsky e Artaud.

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Biografia do Autor

  • Martha Ribeiro, Universidade de São Paulo

    Diretora teatral e professora adjunta na Universidade Federal Fluminense

Referências

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Publicado

2015-12-23

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Letter to a man: Nijinsky e Baryshnikov, a dança à l’envers na paisagem ótico-sonora de Robert Wilson. (2015). Sala Preta, 15(2), 149-163. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p149-163