Memória e ancestralidade: lastros que ecoam e escoam na contemporaneidade

Autores

  • Célia Regina Gouvêa Vaneau Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p82-91

Palavras-chave:

Memória, Ancestralidade, Conexão, Corpo.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão quanto à transformação de parâmetros, quando o predomínio do procedimento conceitual cede à emergência da memória, ou aquilo que está inscrito no corpo; questiona a existência de núcleos culturais preservados e evita a dualidade entre central e periférico. A partir de eventos observados em certas regiões do Brasil, encontra a fértil via da ancestralidade, presente em instâncias várias da produção artística. Os argumentos são sustentados, entre outros, pelo pensamento dos encenadores Jerzy Grotowski e Peter Brook, dos teóricos Henri Bergson e Walter Benjamin e do neurocientista Antonio Damasio.

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Biografia do Autor

  • Célia Regina Gouvêa Vaneau, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    É coreógrafa formada pelo Cewntro Europeu de Aperfeiçoamento e Pesquisa dos Intérpretes do Espetáculo - MUDRA e doutoranda no Programa de Pós Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

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Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

DOSSIÊ PERFORMATIVIDADES ORIGINÁRIAS

Como Citar

Vaneau, C. R. G. (2016). Memória e ancestralidade: lastros que ecoam e escoam na contemporaneidade. Sala Preta, 16(1), 82-91. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p82-91