Jogos didascálicos contemporâneos: modos de abrir espaços poéticos de coralidade e circunscrever um lugar para a fala

Autores

  • Stephan Arnulf Baumgärtel Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p233-256

Palavras-chave:

Didascália, Poética imanente, Coralidade cênica, Autoria pós-estruturalista.

Resumo

Este artigo discute a didascália contemporânea enquanto modo de construir e expor a cena teatral como espaço poético no qual a palavra falada assume (e novamente expõe) seu lugar como elemento mediador entre a imaginação do espectador e a concretude da configuração cênica. Parto da compreensão de que a informação didascálica levanta no interior do código teatral a questão da fundamentação da escrita, seja ela textual ou cênica. Mostro que a rubrica contemporânea exerce uma função teatralizante – ou seja, estabelece uma cena relacional e não substancial, no que diz respeito à associação das linguagens cênicas, ao vínculo entre palavra e corpo do ator bem como à configuração do eixo comunicativo entre cena e espectadores. Ela sugere essa poética relacional ao espectador e dessa maneira enfatiza a estrutura coral da cena contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVIM, Roberto. Dramáticas do Transumano e outros escritos seguidos de Pinokio. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.

BIRKENHAUER, Theresia. “Entre fala e língua, drama e texto: reflexões acerca de uma discussão contemporânea.” Trad. de Stephan Baumgartel. Urdimento, No.18, 2012. p. 181-188.

CORNAGO, Oscar. “Que es la teatralidade?” Telondefondo, No.1, 2005. p.1-13.

DERRIDA, Jacques. Margens da Filosofia. Trad. de Joaquim Torres Costa & Antônio Magalhães. Campinas: Papyrus, 1991.

---. A escrita e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1999.

DIDI-HUBERMANN, Georges. Cuando las imagenes toman posición. Madrid: Machado Libros, 2008.

FISH, Stanley. Is there a text in this class? The authority of interpretative communities. Cambridge & London: Harvard University Pres, 1980.

FOUCAULT, Michel. “O que é um autor?” in: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos III, org. Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Universitária Forense, 2009, p.264-298. [Original francês de 1969].

MÉGEVAND, Martin. “L’éternel retour du choeur” Littérature, N°131, 2003. Masques, intertextes. pp. 105-122.

MÜLLER_SCHÖLL, Nikolaus. “(Un-)Glauben. Das Spiel mit der Illusion.” In SCHOENMAKER, Henri et. al. Theater und Medien/Theatre and the Media. Grundlagen – Analysen – Perspektiven. Eine Bestandsaufnahme. 2008, p. 445-456.

NICOLETE, Adélia. Luis Alberto de Abreu: Um Teatro de Pesquisa. São Paulo: Perspectiva, 2011.

PASSÔ, Grace. Por Elise. Manuscrito em word do texto teatral (2005). Arquivo pessoal do autor. Publicado também pela Editora Cobogó, 2012.

RAMOS, Luis Fernando. O parto de Godot e outras encenações imaginárias. A rubrica como poética da cena. São Paulo: Hucitec, 1999.

SARRAZAC, Jean-Pierre (org.). Léxico do Drama Moderno E Contemporâneo. São Paulo: Cosac& Naify, 2012.

TRIAU, Christophe. “Coralidades Difratadas”. Tradução de Marcos Vinicius Borja. Manuscrito não-publicado, arquivo do autor. Originalmente publicado em Alternatives Théâtrales, no. 76-77, 2003.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Jogos didascálicos contemporâneos: modos de abrir espaços poéticos de coralidade e circunscrever um lugar para a fala. (2016). Sala Preta, 16(2), 233-256. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p233-256