A espectaçāo enquanto prática em Shoot the Sissy

Autores

  • Alessandra Montagner Universidade de Campinas (Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p182-193

Palavras-chave:

Espectaçāo, Prática, Shoot the Sissy.

Resumo

Este artigo sugere a possibilidade de se pensar uma prática da espectação que se consolida enquanto espectação de si. Para tanto, refere-se a estrutura espectatorial proposta pela performance Shoot the Sissy, de Nando Messias, para operar um exercício reflexivo sobre tal possibilidade, utilizando-se das teorias de P.A. Skantze, Jorge Dubatti, Maurice Merleau Ponty e Matteo Bonfitto como aporte para essa incursão.

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Biografia do Autor

  • Alessandra Montagner, Universidade de Campinas (Unicamp)
    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena, da Unicamp.

Referências

BONFITTO, M. Entre o ator e o performer: alteridades, presenças, ambivalências. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2013.

DUBATTI, J. Introducción a los estudios teatrales. México: Libros de Godot, 2011.

SKANTZE, P. A. Itinerant spectator/Itinerant spectacle. New York: Punctum, 2013.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

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Publicado

2017-07-17

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

A espectaçāo enquanto prática em Shoot the Sissy. (2017). Sala Preta, 17(1), 191-202. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p182-193