A espectaçāo enquanto prática em Shoot the Sissy
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p182-193Palavras-chave:
Espectaçāo, Prática, Shoot the Sissy.Resumo
Este artigo sugere a possibilidade de se pensar uma prática da espectação que se consolida enquanto espectação de si. Para tanto, refere-se a estrutura espectatorial proposta pela performance Shoot the Sissy, de Nando Messias, para operar um exercício reflexivo sobre tal possibilidade, utilizando-se das teorias de P.A. Skantze, Jorge Dubatti, Maurice Merleau Ponty e Matteo Bonfitto como aporte para essa incursão.
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Referências
BONFITTO, M. Entre o ator e o performer: alteridades, presenças, ambivalências. São Paulo: Perspectiva/Fapesp, 2013.
DUBATTI, J. Introducción a los estudios teatrales. México: Libros de Godot, 2011.
SKANTZE, P. A. Itinerant spectator/Itinerant spectacle. New York: Punctum, 2013.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
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