Eu/Público, Eu/Cena: o espectador em ação através dos dispositivos tecnológicos

Autores

  • Andrea Caruso Saturnino Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p56-67

Palavras-chave:

Teatro contemporâneo, Público, Rimini Protokoll, Roger Bernat, Tecnologia.

Resumo

As contribuições das novas tecnologias à cena contemporânea nos convidam a repensar a questão da presença cênica, tanto real como mediatizada, na perspectiva da percepção e também de apropriação do público. Este artigo aborda espetáculos que convocam o público à participação por via de ferramentas tecnológicas, especialmente Situation Rooms, do coletivo Rimini Protokoll, e Pendente de Voto, de Roger Bernat. Trata-se de refletir sobre a questão da especificidade dessas escrituras teatrais emergentes, que por um lado trazem de volta o próprio diretor ao cerne do trabalho criativo e, por outro, torna o público sujeito ativo na construção dos espetáculos.

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Biografia do Autor

  • Andrea Caruso Saturnino, Universidade de São Paulo (USP)
    Doutora em Teoria e Prática Teatral

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Publicado

2017-07-17

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Saturnino, A. C. (2017). Eu/Público, Eu/Cena: o espectador em ação através dos dispositivos tecnológicos. Sala Preta, 17(1), 65-76. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p56-67