Bendito ou maldito seja o público: considerações iniciais sobre a recepção do espetáculo A maldita raça humana, da Companhia Teatro de Breque (Curitiba/PR)

Autores

  • Roberta Ninin Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p208-221

Palavras-chave:

Recepção, Público, Teatro contemporâneo.

Resumo

Um grupo formado por estudantes e professores de teatro da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e outro grupo formado por professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino assistem, propositalmente, ao mesmo espetáculo, no mesmo dia: A maldita raça humana, da Companhia Teatro de Breque, no teatro Novelas Curitibanas, na cidade de Curitiba/PR. Há um público mais e menos especializado para a recepção do teatro contemporâneo? Quem é esse público? Qual o espetáculo? Reflexões acerca da noção de espectador e de público são abordadas neste artigo, em diálogo com os pesquisadores Leonel Martins Carneiro, Mervant-Roux e Óscar Cornago. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta Ninin, Universidade de São Paulo (USP)
    Doutoranda do PPG em Artes Cênicas da ECA-USP.

Referências

CARNEIRO, L. M. A experiência do espectador contemporâneo: memória, invenção e narrativa. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

CORNAGO, O. Aos nossos inimigos. Reflexões sobre o público. Aspas, São Paulo, v. 6, n. 1, 2016. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/115261/114557>. Acesso em: 6 dez. 2016.

DORT, B. Théâtres: essais. Paris: Éditions du Seuil, 1986.

LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Maif, 2007.

______. Notas sobre o reconhecimento – reflexões sobre o espectador no teatro pré e pós-dramático. Tradução de Matheus Cosmo, Paula Bellaguarda e Sofia Vilasboas. [Não publicado.]

MERVANT-ROUX, M.-M. O grande ressonador: o que a antropologia histórica e uma abordagem etnográfica da sala de teatro podem nos dizer sobre o público. Aspas, São Paulo, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: <http://revistas.usp.br/aspas/article/view/68382>. Acesso em: 6 dez. 2016.

PAVIS, P. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Bendito ou maldito seja o público: considerações iniciais sobre a recepção do espetáculo A maldita raça humana, da Companhia Teatro de Breque (Curitiba/PR). (2017). Sala Preta, 17(1), 217-230. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p208-221