Formas de interpelação do espectador no teatro de rua contemporâneo: uma abordagem etnográfica da FiraTàrrega 2016
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p168-181Palavras-chave:
Teatro de rua, Teatro contemporâneo, Etnografia, FiraTàrrega, Espectador.Resumo
Este artigo explora as formas de interpelação do espectador no teatro de rua contemporâneo por meio da análise de espetáculos apresentados na FiraTàrrega 2016. Optou-se por uma abordagem etnográfica a partir da qual foram selecionados para a reflexão espetáculos assistidos pelo autor que demandaram envolvimento direto e não contemplativo do público para sua realização, com formas de interpelação do espectador que podem ser agrupadas em quatro categorias: deriva pela cidade e seus arrabaldes, condução do espectador a espaços inusitados, peça-instalação e fugas da teatralidade, seja buscando uma simplicidade cênica calcada quase exclusivamente na presença do ator, ou, ao contrário, exacerbando os aparatos tecnológicos e o maquinário cênico, construindo estratégias de deslumbramento. Em todas elas, há uma evocação para que o espectador se posicione como sujeito diante do que lhe é apresentado.
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