O público e seu teatro: notas em forma de ensaio
Resumo
Análise das relações entre a cena e o público nos fenômenos teatrais modernos e contemporâneos, com defesa de uma abordagem socioestética das relações entre ator e espectador nos contextos históricos, estéticos e políticos em que são produzidas.
Downloads
Referências
BOURRIAUD, N. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.
MEIERHOLD, V. E. “J’accuse”. In: ______. Écrits sur le théâtre, tome II. Lausanne: L’Âge d’Homme, 1975.
PASOLINI, P. P. Manifesto per un nuovo teatro. Revista Nuovi argomenti, Roma, jan-mar, 1968.
SCHWARZ, R. Altos e baixos da atualidade de Brecht. In: ______. Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
TOPORKOV, Vassili. Stanislavski ensaia: Memórias. São Paulo: É Realizações, 2016.
WEISS, P. Notas sobre o teatro documentário [1967]. Caderno de Estudos Contrapelo, São Paulo, n. 2, 2015.
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo públicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi públicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (cololocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "