O público e seu teatro: notas em forma de ensaio

  • Fernando Kinas Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Palavras-chave: Ator-espectador, Teatro moderno, Teatro contemporâneo, Análise socioestética.

Resumo

Análise das relações entre a cena e o público nos fenômenos teatrais modernos e contemporâneos, com defesa de uma abordagem socioestética das relações entre ator e espectador nos contextos históricos, estéticos e políticos em que são produzidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Kinas, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Diretor e pesquisador teatral. Doutor em Teatro pela Sorbonne Nouvelle e USP. Professor do Instituto de Artes da UNESP, São Paulo.

Referências

BOURRIAUD, N. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

MEIERHOLD, V. E. “J’accuse”. In: ______. Écrits sur le théâtre, tome II. Lausanne: L’Âge d’Homme, 1975.

PASOLINI, P. P. Manifesto per un nuovo teatro. Revista Nuovi argomenti, Roma, jan-mar, 1968.

SCHWARZ, R. Altos e baixos da atualidade de Brecht. In: ______. Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

TOPORKOV, Vassili. Stanislavski ensaia: Memórias. São Paulo: É Realizações, 2016.

WEISS, P. Notas sobre o teatro documentário [1967]. Caderno de Estudos Contrapelo, São Paulo, n. 2, 2015.

Publicado
2017-07-17
Como Citar
Kinas, F. (2017). O público e seu teatro: notas em forma de ensaio. Sala Preta, 17(1), 333-339. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p324-330
Seção
EM PAUTA