O vídeo no trabalho de Marina Abramovic e a tentativa de escapar dos meios de comunicação: presença versus prática ascética

  • Sheyna Teixeira Queiroz Université de Lille 3 Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Marina Abramovic, presença, ascética, vídeo, performance

Resumo

Este artigo trata de analisar a qualidade de presença em cena da artista-performer Marina Abramovic por meio de sua preparação corporal baseada no que ela chama de “práticas ascéticas”. A qualidade de presença e os conceitos que compõem essas práticas são revisadas na utilização do vídeo em seus trabalhos. Vídeo, performance ou videoperformance? Ao mesmo tempo que as práticas ascéticas determinam um modo de vida que escapa dos meios de comunicação atuais, o vídeo retém essas propriedades retornando às práticas de midiatização das estéticas artísticas. Dentre nossos principais objetivos estão a análise dos trabalhos de Marina, filmados e disponíveis na internet, e a análise da retrospectiva sobre a artista, realizada pelo MoMA, em 2010. Metodologicamente, utilizamos o acesso às plataformas digitais e revistas. Partimos de conceitos básicos, de suas contextualizações e complexidades, relacionando-os com suas obras de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DANTO, Arthur C. Sitting with Marina. Journal New York Times Session The Stone: Opinionator, Estados-Unidos, Maio 2010. Disponível em: https://opinionator.blogs.nytimes.com/2010/05/23/sitting-with-marina/?_r=0 Acesso 01 de abril de 2017.

DAWSEY, John C. Victor Turner e antropologia da experiência. Cadernos de Campo da Universidade de São Paulo, v. 13, n. 13, São Paulo, Brasil, 2005.

QUEIROZ, Sheyna. A poética da vida em poluição: Diálogos interdisciplinares de arte, dança & sustentabilidade. CRAM Ediciones. Michoacán-MX, 2015.

QUILICI, Cassiano Sydow; FISCHER, Kysy Amarante. Artes performativas e a questão da ascese: o “método Marina Abramovic”. Revue Urdimento, v.2, n.25, p.23–33, dezembro 2015.

SOUZA, Rodrigo Augusto de. A Filosofia de John Dewey e a epistemologia pragmatista. Revista Redescrições – Revista online do GT de Pragmatismo e Filosofia Norte-americana Rio de Janeiro, Brasil. Ano 2, n. 1, 2010.

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Queiroz, S. (2018). O vídeo no trabalho de Marina Abramovic e a tentativa de escapar dos meios de comunicação: presença versus prática ascética. Sala Preta, 18(1), 328-339. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p328-339
Seção
MUNDO