Como encontrar a história do espetáculo: uma pesquisa em acervos sobre a obra de Carlos Alberto Soffredini

  • Maria Emilia Tortorella Universidade Estadual de Campinas
  • Larissa de Oliveira Neves Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Metodologia de pesquisa em acervo, Teatro Brasileiro, Carlos Alberto Soffredini

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta metodológica de pesquisa em acervo para análise da dramaturgia e dos espetáculos de Carlos Alberto Soffredini. Após uma apresentação sobre a importância de se buscar fontes de investigação primárias para o (re)conhecimento de diversas etapas do teatro brasileiro, o texto descreve o percurso de levantamento de materiais sobre as peças escritas por Soffredini e sobre sua vida e obra em geral. O objetivo consiste em retraçar um caminhar de pesquisa, no intuito de fornecer a outros pesquisadores uma proposta de metodologia de busca de fontes em acervos. Esse exemplo visa trazer à luz, por meio deste artigo, um modelo de trabalho que vem sendo realizado por vários integrantes do grupo de pesquisa Letra e Ato, da Unicamp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, L. A. Processo colaborativo: relato e reflexões sobre uma experiência de criação. Cadernos da ELT, Santo André, n. 2, jun. 2004. Disponível em: <https://goo.gl/ewtD6a>. Acesso em: 17 set. 2017.

BRITO, R. S. O grupo de teatro Mambembe e o Circo Teatro. Sala Preta, São Paulo, v. 6, p. 79-85, nov. 2006. Disponível em: <https://goo.gl/ydqjDA>. Acesso em: 26 out. 2017.

______. Teatro de rua: princípios, elementos e procedimentos. 2004. 226 f. Tese (Livre Docência em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

FARIA, J. R. José de Alencar e o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1987.

______. O teatro realista no Brasil: 1855-1865. São Paulo: Perspectiva, 1993.

FERNANDES, S. Grupos teatrais: anos 70. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.

NEVES, L. O. O teatro: Artur Azevedo e as crônicas da Capital Federal (1894-1908). 2002. 742 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

______. As comédias de Artur Azevedo: em busca da história. 2006. 458 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

NEVES, L. O.; LEVIN, O. M. O theatro: crônicas de Arthur Azevedo (1894-1908). Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

PINTO, M. E. T. N. O popular no moderno teatro brasileiro: das projeções de Alcântara Machado às realizações de Carlos Alberto Soffredini. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

PRADO, D. A. João Caetano. São Paulo: Perspectiva, 1972.

______. O drama romântico brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1996.

SOFFREDINI, C. A. De um trabalhador sobre seu trabalho. Revista Teatro, São Paulo, ano I, n. 0, jun./jul. 1980.

______. Soffredini: obras principais. São Paulo: Giostri, 2017.

SOFFREDINI, R. Carlos Alberto Soffredini: serragem nas veias. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

UM NOVO mecenas para o teatro: o comércio. O Estado de São Paulo, São Paulo, 23 ago. 1976. Jornal da Tarde, p. 25.

Publicado
2017-12-26
Como Citar
Tortorella, M. E., & Neves, L. (2017). Como encontrar a história do espetáculo: uma pesquisa em acervos sobre a obra de Carlos Alberto Soffredini. Sala Preta, 17(2), 249-262. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p249-262
Seção
SALA ABERTA