PESQUISANDO SOFFREDINI: um mergulho por seu acervo e na história da publicação de um autor “quase” popular

  • Lígia Rodrigues Balista Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humnas
Palavras-chave: Carlos Alberto Soffredini, pesquisa documental, publicação de teatro, manuscritos, teatro brasileiro moderno.

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta o processo de pesquisa realizada nos originais do dramaturgo Carlos Alberto Soffredini, assim como em outros documentos profissionais e pessoais do autor, para desenvolver uma análise da representação do caipira nessa obra e para organização da coleção de livros inéditos (Soffredini: obras principais), publicada em março de 2017. Optou-se aqui por uma espécie de narrativa reflexiva sobre o fortalecimento mútuo entre os dois processos, já que foi a pesquisa sobre textos não publicados que me levou inicialmente ao acervo do autor, mas foram as etapas de organização dos livros, com as quatro peças escolhidas, que ampliaram as reflexões sobre a importância de coleta de materiais e da prática da pesquisa documental, além da própria difusão e preservação desse patrimônio, que contribui para a construção da história e da crítica sobre nosso teatro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Rodrigues Balista, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humnas

Doutoranda em Literatura Brasileira na USP (desde 2014). 

Mestre em Teoria e Crítica Literária pela Unicamp (2012).

Formada em Letras pela Unicamp (2007). 

Referências

CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. 11ª edição. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.

LISBOA, E. T. A teatralidade na dramaturgia lírico-épica de Carlos Alberto Soffredini. 2001. (Tese de doutorado). Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, IEL, 2001.

MAGALDI, S. Emoção estética brasileira. E um espetáculo irresistível. In: Amor ao Teatro, São Paulo: Sesc Edições, 2015. p. 651-652.

_____. Panorama do Teatro Brasileiro. São Paulo: Difel, 1962.

SOFFREDINI, C. A. De onde vem o verão. Coleção Soffredini: obras principais. Organização Renata Soffredini e Lígia Balista. São Paulo: Giostri, 2017a.

_____. Na carrêra do divino. Coleção Soffredini: obras principais. Organização Renata Soffredini e Lígia Balista. São Paulo: Giostri, 2017b.

_____. Pássaro do poente. Coleção Soffredini: obras principais. Organização Renata Soffredini e Lígia Balista. São Paulo: Giostri, 2017c.

_____. Vem buscar-me que ainda sou teu. Coleção Soffredini: obras principais. Organização Renata Soffredini e Lígia Balista. São Paulo: Giostri, 2017d.

_____. Estrambótica Aventura da Música Caipira (1990); Auto de Natal Caipira (1992); A madrasta (1995) – material em pdf ou cópia a partir dos datiloscritos.

PIRES, C. As estrambóticas aventuras do Joaquim Bentinho, o queima campo. São Paulo: Imprensa Methodista, 1927. 164 p.

Publicado
2017-12-26
Como Citar
Balista, L. (2017). PESQUISANDO SOFFREDINI: um mergulho por seu acervo e na história da publicação de um autor “quase” popular. Sala Preta, 17(2), 263-276. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p263-276
Seção
SALA ABERTA