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As turnês de Sarah Bernhardt no Brasil (1886, 1893, 1905): contribuições para o estudo da presença teatral estrangeira no Brasil no final do século XIX

Monize Oliveira Moura

Resumo


Apesar da relevância da presença estrangeira para atividade teatral no Brasil no século XIX, contam-se, ainda, poucos estudos que tenham buscado examiná-la à luz de um exame acurado de fontes que revelem seus aspectos materiais. Significativa e sintomática, a ausência de estudos pode em parte ser justificada pelos obstáculos relativos à conservação de documentos que permitam reconstituir a prática do trânsito artístico transatlântico no século XIX. Partindo dessa constatação, este artigo trata das turnês na carreira da atriz Sarah Bernhardt e da apresentação do espetáculo Cleópatra no Brasil, em 1893, com o objetivo de discutir a abordagem metodológica utilizada no estudo das viagens, relativa ao uso de fontes, e buscando observar algumas considerações historiográficas que dela derivam.


Palavras-chave


Circulação teatral, Turnês, Atrizes, Sarah Bernhardt

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p84-99

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