Corpo-imagem: o jogo do ator na cena intermedial

  • Gabriela Lírio Gurgel Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: ator, imagem, intermedialidade

Resumo

Este artigo analisa o jogo do ator na cena intermedial e a problemática da sensibilidade da imagem. Com o advento das tecnologias digitais, o teatro contemporâneo investe nos relatos autobiográficos e na interface entre o ator e as imagens, criadas e/ou pré-registradas e projetadas na cena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Lírio Gurgel Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora associada do curso de Direção Teatral da Escola
de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

BEAUVAIS, Yann. Code source ouvert. In: Le langage des nouveaux médias. Paris: Les presses du reel, 2010, pp. 17.

BUSTROS, Jean-Claude; AURTENÈCHE, Albéric. L’écran manifeste. In: POISSANT, Louise; TREMBLAY, Pierre. Esthétique des Arts médiatiques. Prolifération des écrans/of screens. Presses de l’Université du Québec, 2008, pp.73-86.

CHATONSKY, Grégory. La repetition des limites. Diffusion, projection et immersion. In: POISSANT, L; TREMBLAY, P. Esthétique des Arts médiatiques. Prolifération des écrans/of screens. Presses de l’Université du Québec, 2008, pp. 87-129.

COCCIA, Emanuele. La vie sensible. Paris: Rivage poche/Petite bibliothèque, 2013.

COUCHOT, Edmond. Des images, du temps et des machines dans les arts et la communication. Paris: Actes Sud, 2007.

________. Préface. In: LEJEUNE, Françoise. Corps-à-corps oeuvre-public: l’expérience des installations interactives.

DELEUZE, Gilles. L’image-mouvement. Paris: Editions Minuit, 1983.

MANOVITCH, Lev. Le langage des nouveaux médias. Paris: Les presses du reel, 2010.

MARLEAU, Denis. Une fantasmagorie technologique. Entretien realize par Louise Ismert. In: Alternatives Théâtrales, n. 73-4, ano.

______. Introductions et entretiens. In: PROUST, Sophie. Denis Marleau. Arles: Actes Sud papiers, 2010.

WEBER, Pasacle. Le corps à l’épreuve de l’installation-projection. Paris: L’Harmattan, 2002.

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Monteiro, G. (2018). Corpo-imagem: o jogo do ator na cena intermedial. Sala Preta, 18(1), 258-272. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p258-272
Seção
TEORIA