Do negativo social à trasnformação do real - Aproximações entre Boal e Adorno

Autores

  • Flavio Sanctum Centro de Teatro do Oprimido Universidade do Rio de Janeiro - UniRio

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i2p45-50

Palavras-chave:

Teatro-Fórum, Indústria Cultural, Teatro Político

Resumo

O presente artigo analisa o encontro da teoria de Theodor Adorno na prática do Teatro-Fórum, criada e desenvolvida pelo brasileiro Augusto Boal. Serão aproximados o conceito de Indústria Cultural e de “negativo social”, presente na obra adorniana em contraponto à prática boalina contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flavio Sanctum, Centro de Teatro do Oprimido Universidade do Rio de Janeiro - UniRio
    Formado em Pedagogia, é ator profissional, além de diretor teatral e escritor. Atualmente integra a equipe de Curingas do Centro de Teatro do Oprimido, atuando em diferentes projetos: prisões, escolas, pontos de cultura, comunidades, grupos organizados, dando cursos de formação na metodologia em todo o Brasil. Autor do Livro Nada Mais do Que Isso, um romance que aborda a diversidade sexual na juventude e de artigos sobre Teatro do Oprimido editados na revista Metaxis. Colaborou com um capítulo do livro De Freire a Boal: Pedagogia do Oprimido/Teatro do Oprimido publicado pela editora espanhola Ñaque falando sobre o papel do Curinga. No livro Cultura e Formação publicado pela EDUR - Editora da UFRRJ colaborou com um artigo sobre a Estética do Oprimido de Augusto Boal. Em 2012 lançou o livro A Estética de Boal pela editora Multifoco. Atualmente Flavio Sanctum coordena o Programa de Intercâmbio Internacional do Centro de Teatro do Oprimido e é professor de Artes Cênicas da FAETEC. É mestre em Ciências da Arte no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense, doutorando em Artes Cênicas pela UniRio e cursa licenciatura em Teatro da Faculdade Estácio de Sá.

Downloads

Publicado

2012-12-02

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Sanctum, F. (2012). Do negativo social à trasnformação do real - Aproximações entre Boal e Adorno. Sala Preta, 12(2), 45-50. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i2p45-50