Deuses e marionetes: Kathakali, teatro dança clássico da Índia e seus delicados diálogos.

Autores

  • Almir Ribeiro Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo (ECA-USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i1p83-110

Palavras-chave:

Teatro, Kathakali, Índia, Interculturalismo,

Resumo

O Kathakali é um estilo masculino de Teatro-dança clássico originário na antiga região do Malabar, no sudoeste da Índia. Sua forma final supõe-se ter sido atingida ao final do século XVII, mas suas raízes culturais são encontradas em rituais dramatizados cujas primeiras documentações remontam a quase dois mil anos. O Kathakali é o produto final de uma longa elaboração cultural particular e, principalmente, irrepetível.  No entanto, sua estética, linguagem cênica e tradição atoral, com seu treinamento e práxis, ainda hoje inspiram reflexões importantes sobre a arte teatral. Longe de ensejar uma idealização exótica e estéril, esta modesta introdução almeja apenas apontar algumas dessas reflexões à que o Kathakali convida: participante ativo, dialogante e fricativo do que chamamos de Contemporaneidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Almir Ribeiro, Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo (ECA-USP)
    Almir Ribeiro é diretor teatral, pedagogo, Mestre em Artes Visuais pela UFRJ e doutorando em Artes Cênicas pela USP com o projeto Edward Gordon Craig: a Supermarionete e a pedagogia da Morte do ator. É autor do livro Kathakali: uma introdução ao Teatro e ao sagrado da Índia.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Ribeiro, A. (2013). Deuses e marionetes: Kathakali, teatro dança clássico da Índia e seus delicados diálogos. Sala Preta, 13(1), 83-110. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i1p83-110