FLÁVIO IMPÉRIO E A MONTAGEM DE OS FUZIS DA SENHORA CARRAR (1968)

Autores

  • Rogerio Marcondes Machado Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p113-124

Palavras-chave:

Flávio Império, Os Fuzis de Teresa Carrar, Teatro político, Tropicalismo.

Resumo

Analisamos a montagem de Os Fuzis de Senhora Carrar (Brecht) concebida por Flávio Império, em 1968. Utilizamos artigos e críticas do período para descrever o impacto que esta montagem causou no contexto brasileiro e internacional. Esta montagem realiza uma síntese singular entre dois modelos de teatro que muitas vezes são colocados em oposição: o teatro épico brechtiano, já praticado no Brasil, e as então inovadoras práticas do teatro ritual, influenciadas pela obra de Artaud. Trata-se de uma montagem que ampliou os recursos performáticos associados ao teatro político, dialogando com as novas correntes contraculturais.

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Biografia do Autor

  • Rogerio Marcondes Machado, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
    Arquiteto formado pela FAU-USP em 1986. Doutorando na mesma instituição,  com um projeto de pesquisa  sobre as relações entre  cenografia e arquitetura na obra de Flavio imperio.

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Publicado

2014-06-25

Como Citar

Machado, R. M. (2014). FLÁVIO IMPÉRIO E A MONTAGEM DE OS FUZIS DA SENHORA CARRAR (1968). Sala Preta, 14(1), 113-124. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p113-124