Crítica e ficção na análise do teatro contemporâneo

Autores

  • Marco Catalão Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL-UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p143-152

Palavras-chave:

Crítica teatral, Dramaturgia contemporânea, Formas híbridas, Crítica ficcional, Crítico-rapsodo

Resumo

Neste artigo, defende-se a hipótese de que a presença recorrente de narrativas nos textos críticos que analisam a criação cênica contemporânea sugere que estamos diante de um novo gênero ou subgênero literário em expansão, ainda sem nome definido, que se situa na fronteira entre a análise científica e a ficção. A partir dessa observação, delineia-se a figura do crítico-rapsodo, que não só analisa e descreve as experiências teatrais, mas também se apropria delas e as reconfigura a partir da sua leitura. Finalmente, sugere-se uma potencialização dessa figura através do exemplo dos textos híbridos de Jorge Luis Borges e Roberto Bolaño, propondo-se a criação de experimentos cênicos ficcionais que possam fecundar, crítica e criativamente, o teatro contemporâneo.

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Biografia do Autor

  • Marco Catalão, Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL-UNICAMP)

    Doutor em Teoria e História Literária. Dramaturgo.

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Publicado

2014-12-20

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Catalão, M. (2014). Crítica e ficção na análise do teatro contemporâneo. Sala Preta, 14(2), 143-152. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i2p143-152