Performance, tecnologia e presença : The Builders Association
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p400-419Palavras-chave:
Presença, Tecnologia, Performance, Intermidialidade, The Builders Association.Resumo
O artigo examina a construção de um discurso crítico sobre as transformações da cena teatral e das artes nas últimas décadas a partir da crescente utilização de mídias, como vídeo, cinema, computadores e internet, e da incorporação de mídias digitais no processo de criação de espetáculos, performances e instalações interativas, focando na questão da presença e de seu suposto esvaziamento em decorrência da midiatização da cena. A reavaliação dos fenômenos de presença é discutida mediante exame do trabalho intermídia do grupo norteamericano The Builders Association, cujos espetáculos se destacam por uma cena plenamente integrada à tecnologia e por uma prática de colaboração verdadeiramente interdisciplinar.
Downloads
Referências
ABRAMOVIĆ, M.; ULAY, Modus Vivendi 1980-1985. Catálogo da exposição Stedelijk Van Abbemuseum, Eindhoven, 1986.
AUSLANDER, P. Live and mediatized performance. The Cambridge Companion to Performance Studies, Oxford, p. 107-119, 2008.
______. Against ontology: making distinctions between the live and the mediatized. Performance Research, v. 2. n. 3, p. 50-55, 1997.
______. Presence and resistance. Michigan: University of Michigan Press, 1994.
BOLTER, J.; GRUSIN, R. Remediation: understanding new media. Cambridge: The MIT Press, 2000.
CUSACK, T. Is it live?. Stage Directions, p. 52-54, nov. 2007. Disponível em: https://goo.gl/HDbYDm. Acesso em: 2 jun. 2017.
DIXON, S. A history of new media in theater, dance, performance art and installation. Cambridge: The MIT Press, 2007.
FISCHER-LICHTE, E. Appearing as embodied mind: defining a weak, a strong and a radical concept of presence. In: GIANNACHI, G.; KAYE, N.; SHANKS, M. (Orgs.). Archeologies of presence: art, performance and the persistence of being. Nova York; Londres: Routledge, 2012. p. 103-118.
FUCHS, E. Presence and the revenge of writing, Performing Arts Journal, v. 9, n. 2/3, p. 163-173, 1985.
GIANNACHI, G.; KAYE, N. Performing presence: between the live and the simulated. Manchester: Manchester University Press, 2011.
GENER, R. Electronic Campfires. American Theatre, p. 28-31, dez. 2008.
JACKSON, S.; WEEMS, M. The Builders Association. Cambridge: The MIT Press, 2015.
GRUSIN, R. Premediation. Criticism, Wayne State University Press, v. 46, n. 1, p. 17-39, 2004.
KAYE, N. Screening presence: The Builders Association and dbox, SUPER VISION (2005). Contemporary Theatre Review, v. 17, n. 4, p. 557, 2007.
KLICH, R. Instance: The Builders Association, Super Vision (2005). In: BAY-CHENG, Sarah et al. Mapping intermediality in performance. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2001. p. 149-155.
KLICH, R.; SCHEER, E. Multimedia performance. Londres: Palgrave MacMillan, 2012.
MARRANCA, B. Mediaturgy: a conversation with Marianne Weems. In: MARRANCA, B. Performance Histories, PAJ: A Journal of Performance and Art, p. 189-206, 2009.
PHELAN, P. The ontology of performance: representation without reproduction, Unmarked, Londres/Nova York, Routledge, 1993, p. 146-166.
SALTZ, D. Media, technology, and performance. Theatre Journal, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, v. 65, p. 421-432, 2013.
SCHECHNER, R. Building the Builders Association, TDR, p. 37-57, 2012.
TANAKA, J. Theatrics out of thin air. American Theatre, p. 24-27, set. 1999.
WEEMS, M. Art Talk: an evening with Marianne Weems. Vídeo da palestra em The New School. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MnZtnmOSpwk>. Acesso em: 7 jun. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação.
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi públicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (cololocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "