O público e seu teatro: notas em forma de ensaio
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p324-330Palavras-chave:
Ator-espectador, Teatro moderno, Teatro contemporâneo, Análise socioestética.Resumo
Análise das relações entre a cena e o público nos fenômenos teatrais modernos e contemporâneos, com defesa de uma abordagem socioestética das relações entre ator e espectador nos contextos históricos, estéticos e políticos em que são produzidas.
Downloads
Referências
BOURRIAUD, N. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
COHEN, R. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.
MEIERHOLD, V. E. “J’accuse”. In: ______. Écrits sur le théâtre, tome II. Lausanne: L’Âge d’Homme, 1975.
PASOLINI, P. P. Manifesto per un nuovo teatro. Revista Nuovi argomenti, Roma, jan-mar, 1968.
SCHWARZ, R. Altos e baixos da atualidade de Brecht. In: ______. Sequências brasileiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
TOPORKOV, Vassili. Stanislavski ensaia: Memórias. São Paulo: É Realizações, 2016.
WEISS, P. Notas sobre o teatro documentário [1967]. Caderno de Estudos Contrapelo, São Paulo, n. 2, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação, sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "