Tchékhov e o teatro brasileiro

Autores

  • Rodrigo Alves do Nascimento Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p225-245

Palavras-chave:

Anton Tchékhov, recepção, teatro brasileiro

Resumo

A recepção das peças Anton Tchékhov no Brasil é atravessada pelos principais impasses e debates que marcaram nossa história teatral dos últimos 80 anos. Ainda que reconhecido como peça chave do drama moderno, sua dramaturgia passou por uma tardia e irregular recepção nos palcos brasileiros. Neste artigo, comentarei panoramicamente essa trajetória e ao final apresentarei uma lista de suas encenações, em um esforço historiográfico e interpretativo que vai das primeiras montagens de suas peças nos anos 1940 até as encenações desconstrucionistas no início do século XXI. A partir da seleção de espetáculos e textos críticos emblemáticos, será possível ver como uma espécie de “tchekhovismo”, herança direta da leitura stanislavskiana, reboou entre diretores e críticos e foi paulatinamente problematizado a partir dos anos 1960.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Alves do Nascimento, Universidade de São Paulo
    Doutorando do PPG em Literatura e Cultura Russa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP)

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

HISTÓRIAS DA CENA