O ilustre Sr. Pirandello pegou o trem na Central do Brasil

Autores

  • Alessandra Vannucci Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p289-303

Palavras-chave:

Modernismo, Formação de plateia, Intelectuais no Brasil

Resumo

A passagem da Companhia Theatro d’Arte pelos palcos brasileiros, no triênio (1925-1928) em que Pirandello assumiu sua direção, provocou um debate rico de contaminações e polêmicas que perseveraram muito além do modernismo, acompanhando a fama do italiano ao longo da modernização do teatro no Brasil. Este ensaio enfoca a saída do literato do recinto das letras para entrar na arena do espetáculo, coincidindo com a sua empreitada latino-americana. Similarmente a outros ilustres viajantes, como Marinetti, que visitou o Brasil no ano anterior, em 1926, suas palestras e entrevistas (especialmente a que concedeu ao jovem Sérgio Buarque de Holanda) deram ocasião para percepções especulares do processo cultural brasileiro, cujo imaginário se definia também por contágio do olhar dos viajantes. A pesquisa contribui para a agenda de eventos em homenagem ao 150º aniversário do nascimento do autor.

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Biografia do Autor

  • Alessandra Vannucci, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação
    Diretora e Dramaturga, doutora em Letras na PUC-Rio, docente em Direçao Teatral na ECO-UFRJ e de Processos Criativos no PPGAC-UFRJ

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Publicado

2017-12-26

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Vannucci, A. (2017). O ilustre Sr. Pirandello pegou o trem na Central do Brasil. Sala Preta, 17(2), 289-303. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p289-303