Falas de camarim: história oral e história do teatro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i2p72-83Palavras-chave:
História oral, História da cena, Ícone da arte, História de vida, História na arteResumo
Este artigo pretende demonstrar o papel fundamental da história oral para que se escreva a história da cena como história do palco. Longe da dramaturgia e da história da literatura, o texto propõe os conceitos de ícone da arte, história de vida e história da arte como ferramentas para a compreensão da complexa identidade dos atores e dos artistas de teatro. Nessa concepção, as entrevistas com artistas produzem fontes de pesquisa hábeis para iluminar o palco, mais do que qualquer outro documento possa fazer.
Downloads
Referências
ALBERTI, V. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Editora da FGV/CPDOC, 1990.
BALME, C. Além do estilo: tipologias de análise da performance. Tradução Tania Brandão. O Percevejo, Rio de Janeiro, n. 7, ano 7, p. 132-143, 1999.
BOURDIEU, P. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, M. de M.; AMADO, J. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
BRANDÃO, T. Uma empresa e seus segredos: Companhia Maria Della Costa. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BURKE, P. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.
CARVALHO, R. N. B. Metamorfoses em tradução. 2010. 158 f. Tese (Pós-doutorado em Letras Clássicas) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
FERREIRA, M. M. (Coord.). Entre-vistas: abordagens e usos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1994. p. 11.
______. História do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, Petrópolis, v. 94, n. 3, p. 111-124, maio/jun. 2000.
HEINICH, N. Être artiste: les transformations du statut des peintres et des sculpteurs. Paris: Klincksieck, 1996.
PLATÃO. Fedro ou Da beleza. Lisboa: Guimarães, 1986.
QUEIROZ, M. I. P. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação, sob a Licença Creative Commons BY-NC-SA
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na revista Sala Preta mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Sala Preta em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://revistas.usp.br/salapreta "