A Revolução Francesa em cena: o íntimo e o político em Ça Ira (1) Fin de Louis

Autores

  • Igor de Almeida Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p304-312

Palavras-chave:

Revolução Francesa, Joël Pommerat, teatro íntimo, teatro político

Resumo

Este ensaio apresenta um estudo do espetáculo Ça Ira (1) Fin de Louis, escrito e dirigido por Joël Pommerat. Inicialmente, busca-se estabelecer um diálogo entre Ça Ira e a histórica montagem de 1789, com direção de Ariane Mnouchkine. Em seguida, o espetáculo é examinado por meio de procedimentos recorrentes no trabalho de Pommerat, como, por exemplo, a neutralização do seu ponto de vista que expõe na peça situações, ideias e personagens sob diversas perspectivas. Por fim, este estudo baseia-se teoricamente no que Jean-Pierre Sarrazac chama de “teatros do íntimo” para observar a articulação entre o íntimo e o político em Ça Ira (1) Fin de Louis.

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Biografia do Autor

  • Igor de Almeida Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Professor do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

MUNDO

Como Citar

Silva, I. de A. (2018). A Revolução Francesa em cena: o íntimo e o político em Ça Ira (1) Fin de Louis. Sala Preta, 18(1), 304-312. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v18i1p304-312