O desempenho da escuridão: análise do valor dramatúrgico do black-out em Cercles/Fictions de Joël Pommerat

Autores

  • Maria Clara Ferrer Université Sorbonne Nouvelle

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p72-92

Palavras-chave:

black-out, escuridão, Joël Pommerat, Eric Soyer, Cercles/Fictions.

Resumo

O black-out tornou-se, ao longo da trajetória artística de Joël Pommerat, uma “figura de estilo” pela qual se pode reconhecer os espetáculos da Companhia Louis Brouillard. Este artigo questiona a importância dramatúrgica desse procedimento dentro da escrita cênica do autor-encenador francês. Concentrando-se na análise de Cercles/Fictions (2010), criação que marca na obra do artista uma primeira ruptura com a frontalidade da caixa cênica, busca-se entender como a escuridão atua na composição e na percepção do espetáculo, adquirindo um valor performativo.

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Biografia do Autor

  • Maria Clara Ferrer, Université Sorbonne Nouvelle

    Doutora em estudos teatrais/artes cênicas pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, onde também leciona.

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Publicado

2015-12-23

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Ferrer, M. C. (2015). O desempenho da escuridão: análise do valor dramatúrgico do black-out em Cercles/Fictions de Joël Pommerat. Sala Preta, 15(2), 72-92. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p72-92