Edital é pouco, meu prêmio primeiro: uma análise material do “mercado” teatral brasileiro

Autores

  • Manoel Silvestre Friques Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p179-213

Palavras-chave:

Mercado de teatro brasileiro, Economia do teatro, Produção teatral.

Resumo

Este texto apresenta uma análise das condições materiais do mercado teatral brasileiro, a partir de dados colhidos de fontes oficiais diversas, com a finalidade de se elaborar um perfil de funcionamento da produção cênica no país, o que ainda é um tabu nos circuitos teatrais. Justapõe- -se aos indicadores referentes à distribuição dos equipamentos teatrais, aos hábitos teatrais dos brasileiros, à Lei Rouanet e ao Catarse, uma reflexão a respeito da lei de Baumol, considerada pelos economistas da cultura a teoria que justifica o comportamento econômico do teatro. Por fim, propõe-se um cruzamento das informações coletadas com a produção – poética e discursiva – do circuito artístico, em geral, e teatral, em particular, a fim de se vislumbrar um possível perfil material da produção teatral brasileira.

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Biografia do Autor

  • Manoel Silvestre Friques, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Manoel Silvestre Friques é Teórico do Teatro (UNIRIO) e Engenheiro de Produção (UFRJ). Doutorando no Programa de História Social da PUC-Rio, foi Visiting Scholar no Department of Art History and Archaeology da Columbia University (2015-2016), é Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Professor da Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO, deu aulas, entre 2008 e 2013, nos cursos de Design de Moda e Artes da Faculdade SENAI Cetiqt. Publicou o livro de críticas Seis Chaves (EAV, 2012) e ensaios nas revistas Concinittas, Poeisis, Arte & Ensaios, Percevejo, Urdimento, E-compós, dentre outras. Dentre suas últimas curadorias destacam-se Lúmens (Furnas Espaço Cultural), Incorpóreo (Centro de Justiça Federal), ambas individuais de João Penoni em 2013; Brazo de Monte, exposição individual de Andrés Boero Madrid, no Uruguai em 2014; e as exposições coletivas Coisas Vistas Aqui e Ali, Sem Óculos e Curadoria Operária (ambas no Espaço Cultural Sergio Porto, 2014).

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Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Friques, M. S. (2016). Edital é pouco, meu prêmio primeiro: uma análise material do “mercado” teatral brasileiro. Sala Preta, 16(1), 179-213. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p179-213