Ação cultural e teatro como pedagogia

Autores

  • Beatriz A. V. Cabral UDESC Pq2/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i1p4-17

Palavras-chave:

Pedagogia do teatro, ação cultural

Resumo

A ação cultural no Teatro como Pedagogia é vista como aquela que busca quebrar a reprodução de comportamentos (habitus) através de sua configuração como experiência estética. Como tal, vai além do teatro como informação e entretenimento, e implica formas de conhecimento que dialogam com formas de identificação e subjetividade. Sob este ponto de vista, a relação entre ação cultural e texto é considerada pelo ângulo da ressonância e do reconhecimento estético, focalizando a materialidade do suporte (texto) associada à imaterialidade de sua carga informacional e emocional. A possibilidade de aproximar a ação cultural da ação social está, neste sentido, na aproximação entre as noções de diferença, desentendimento e partilha do sensível, assim como na distinção entre conflito e tensão, uma vez que o político estaria na estética e não no tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Cabral, B. A. V. (2012). Ação cultural e teatro como pedagogia. Sala Preta, 12(1), 4-17. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i1p4-17