Notas documentais sobre o Cabo Delgado e Niassa no Século XIX

  • Milton Correia Universidade de São Paulo
Palavras-chave: História de Cabo Delgado e Niassa, Tratado de Amizade e Comércio Portugal-Zanzibar, Expedição ao Niassa, Resistência das Autoridades Yao.

Resumo

O presente artigo documenta os fatos históricos ocorridos na segunda metade do século XIX em Cabo Delgado e Niassa no norte de Moçambique. A pesquisa realizada entre os anos de 2010 e 2011 incidiu sobre a documentação dos fundos do governo-geral de Moçambique e do governo do Distrito de Cabo Delgado do Arquivo Histórico de Moçambique (AHM). Constam no artigo os expedientes portugueses referentes a disputa entre Zanzibar e Portugal sobre a fronteira norte de Moçambique em Cabo Delgado e ao Tratado de Comércio e Amizade celebrado entre os dois governos. Constam também expedientes sobre a “Expedição ao Niassa”, os diferendos que se desenvolveram entre autoridades portuguesas de Moçambique e autoridades inglesas da África Central Britânica (Niassalândia, hoje Malawi) e sobre as lutas de resistência em Niassa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Correia, Universidade de São Paulo
Pós-graduando no Programa de História Social do Departamento de História da Universidade de São Paulo. Bolsista CNPq/MCT-Mz.
Publicado
2017-01-10
Como Citar
Correia, M. (2017). Notas documentais sobre o Cabo Delgado e Niassa no Século XIX. Sankofa (São Paulo), 9(18), 121-148. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2016.125455
Seção
Documentação