REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS E IMAGÉTICAS SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL NA REVISTA O CORREIO DA UNESCO

  • Ana Cristina Juvenal da Cruz Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: O Correio da Unesco, antirracismo, educação.

Resumo

Este artigo objetiva dialogar a respeito das representações discursivas e imagéticas acerca das relações raciais no Brasil nas páginas da revista O Correio da Unesco editada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que integra ampla objetivo de pesquisa que busca verificar a maneira pela qual a Unesco estabeleceu diretrizes normativas globais para a questão racial. Buscou-se identificar que tipos de mecanismos narrativos são mobilizados quando a proposta é efetivar um debate sobre a questão racial. Com esta proposta, o direcionamento é apontado para uma analítica que visualiza o modo pelo qual a revista converte-se em uma estratégia de comunicação, não apenas por sistematizar e atribuir uma determinada identidade visual à temática racial em escala global, mas por dar visibilidade às ideias e ações da Unesco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Juvenal da Cruz, Universidade Federal de São Carlos

Possui Pós-Doutorado em Educação CNPq (2016), Doutora (2014) e Mestre (2010) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Assis (2006). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Desenvolve trabalhos na área de educação com ênfase em relações étnico-raciais, estudo e ensino das histórias africanas e afro-brasileiras, estudos pós-coloniais e da diáspora negra.

Publicado
2017-08-18
Como Citar
Cruz, A. C. (2017). REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS E IMAGÉTICAS SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL NA REVISTA O CORREIO DA UNESCO. Sankofa (São Paulo), 10(19), 9-32. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2017.137184
Seção
Artigos