CONSEQUÊNCIAS DA PRESENÇA PORTUGUESA NO REINO DO NDONGO DURANTE O SÉCULO XVII

  • Luciana Lucia da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: História de Angola, reino do Ndongo, presença portuguesa.

Resumo

Utilizando obras dos autores David Birmingham, Joseph Miller e Selma Pantoja que tratam do reino do Ndongo durante o século XVII nos propomos a investigar as consequências da presença portuguesa nessa região. Buscaremos identificar os olhares dos autores em relação às ações dos povos Mbundu no século XVII a partir das demandas geradas pelo contato com os portugueses que buscavam nesse momento se fixar em seu território. Procuramosndo investigar os dados que estes autores nos trazem a respeito das transformações vivenciadas por essa região no período considerado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Lucia da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apresentou a monografia intitulada “O reino do Ndongo e a presença portuguesa, século XVII” para a obtenção do título de Bacharel em História. Iniciou no ano de 2017 o curso de Mestrado em História Social no Programa de Pós Graduação em História Social (PPGHIS) do Instituto de História da UFRJ. Participa do Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA-IH/UFRJ) desde 2011.
Publicado
2017-08-18
Como Citar
Silva, L. (2017). CONSEQUÊNCIAS DA PRESENÇA PORTUGUESA NO REINO DO NDONGO DURANTE O SÉCULO XVII. Sankofa (São Paulo), 10(19), 170-191. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2017.137201
Seção
Artigos