A EXPERIÊNCIA URBANA PÓS-COLONIAL NO CINEMA DE SOULEYMANE CISSÉ
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2018.150531Palavras-chave:
Cinema africano, Pós-colonialismo, Terceiro Cinema, Souleymane Cissé, Experiência urbanaResumo
Este artigo procura analisar os primeiros filmes do cineasta maliano Souleymane Cissé — A garota (1975), Baara (1978), O vento (1982) — a partir de como este apresenta a experiência urbana pós-colonial em Mali. O texto procura se contrapor à classificação de um Terceiro Cinema e suas implicações categóricas sem deixar de reconhecer a influência de mediações com o cinema ocidental e do contexto pós-colonial na forma fílmica. Busca-se entender como o cinema de Cissé traduz formalmente a coletividade urbana de Mali sem recorrer ao nacionalismo sugerido pelos teóricos de um Terceiro Cinema.
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Publicado
2018-09-24
Edição
Seção
Artigos
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A EXPERIÊNCIA URBANA PÓS-COLONIAL NO CINEMA DE SOULEYMANE CISSÉ. (2018). Sankofa (São Paulo), 11(21), 73-89. https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2018.150531