O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Editores Responsáveis: Daniel Romero Muñoz
Carla Júlia Segre Faiman (carlafaiman@usp.br)
Edna Sadayo Miazato Iwamura (eiwamura@gmail.com)
Suely Campos Cardoso (suelycardoso16@gmail.com)

 

A revista Saúde, Ética & Justiça é uma publicação semestral do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Instituto Oscar Freire) que tem como objetivo criar espaço para contribuições nas áreas de Medicina Legal, Saúde do Trabalhador, Odontologia Legal, Direito, Ética e áreas afins.

 

Os conceitos expressos pelos autores dos artigos desta revista não representam necessariamente o pensamento dos órgãos responsáveis por sua publicação. São de total responsabilidade do(s) autor(es) a redação do texto científico, as informações nele contidas e as referências citadas.

 

Estudos que envolvam a participação de terceiros ou o uso de dados de pessoas e/ou de instituições como objeto de pesquisa devem seguir o que é preconizado na Resolução nº 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde e ter sido previamente analisados e aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa de instituição competente para que possam ser publicados. Em pesquisas com animais, as normas devem obedecer ao que é determinado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUAs).

São aceitos textos em português, inglês ou espanhol. Todos os artigos devem apresentar título, resumo e palavras-chave em inglês e no idioma em que o texto é escrito. Artigos em inglês apresentarão título, resumo e palavras-chave apenas em inglês. 

 

Os artigos deverão ser submetidos online em arquivos compatíveis com Microsoft Word, com a página configurada com todas as margens de 3 cm e papel A4. Deverá ser utilizada fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço entre linhas simples. O número de páginas de cada artigo deve limitar-se a, no máximo, 20.

 

Os artigos devem ser inéditos e originais, devendo contribuir para a evolução dos conhecimentos nas áreas de interesse da publicação. Podem ser publicados trabalhos nas seguintes seções:

  • Artigo (relato de pesquisa ou revisão sistemática de literatura);
  • Artigo de opinião/Estudo teórico;
  • Relato de caso/Caso clínico;
  • Resumo de tese/dissertação nas áreas de interesse da revista;
  • Cartas ao editor
  • Homenagem
  • Comentários sobre artigos publicados

 

Forma do artigo

O texto deverá ser apresentado contendo: título, nomes completos dos autores, seus e-mails, um endereço para correspondência e a filiação institucional de cada autor. Devem estar presentes o resumo e as palavras-chave. Os textos devem conter introdução, objetivo(s), material e métodos, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas. Quando for o caso, pode-se acrescentar agradecimentos ao final. Artigos de opinião/Estudos teóricos podem, alternativamente, ser organizados em introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas.

 

Itens a serem conferidos antes do envio do artigo:

- Título: no idioma do artigo e em inglês (ou apenas em inglês, se este for o idioma do artigo).

- Autor(es): nome completo de todos os autores, seus e-mails e indicação da filiação institucional de cada autor. Um dos autores deve ser indicado como o responsável pela publicação e deve ser comunicado seu endereço para correspondência

- Resumo: de até 300 palavras, estruturado em um parágrafo, informando de maneira concisa a respeito da introdução, do objetivo, dos métodos, dos resultados e das conclusões do trabalho. O resumo deve ser apresentado no idioma do artigo e em inglês (ou apenas em inglês, se este for o idioma do artigo).

- Palavras-chave: indicar no mínimo três e no máximo oito descritores (palavras-chave) em inglês e no idioma do artigo. Os descritores devem constar no DeCS (Descritores em Ciências da Saúde).

- O artigo propriamente dito, contendo as seguintes partes: Introdução, Objetivos, Material e métodos, Resultados, Discussão e Conclusão.  Ou, no caso de artigo de opinião/Estudo teórico: Introdução, Desenvolvimento e Considerações finais.

Agradecimentos são opcionais e devem ser breves e dirigidos a pessoas e/ou instituições que colaboraram com o trabalho e/ou a agências de fomento à pesquisa

- Referências bibliográficas: de acordo com as normas de Vancouver.

As citações (diretas ou indiretas) devem ser numeradas consecutivamente de acordo com o aparecimento no texto. Todas as citações (no texto, nas tabelas e em notas de rodapé) devem constar da lista de referências com a indicação numérica correspondente, acrescentando-se o nome do autor e ano, quando necessário.

Os sobrenomes dos autores devem ser escritos em letras minúsculas, exceto as iniciais, e não são usados pontos nas iniciais dos nomes. Em casos de mais de um autor, os nomes são separados por vírgula.

Quando houver dois autores, ambos devem ser citados no texto, seguidos da indicação numérica correspondente à referência. Exemplos: De acordo com Carvalho e Linhares4; Tavares e Souza10 indicam que...

Quando houver mais de dois autores em um mesmo trabalho, deve ser citado no texto apenas o primeiro, seguido da expressão “et al.”. Exemplo: Gomm et al.2, em 1993.

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

 

Seguem alguns modelos de citações e exemplos:

Livros

Autor(es) do livro. Título. Edição. Local de publicação: Casa publicadora; Ano de publicação.

• Di Maio DJ, Di Maio VJM. Forensic pathology. New York: Elsevier; 1989.

• Gordon I, Shapiro HA, Berson SD. Forensic medicine: a guide to principles. 3rd ed. Edinburgh: Churchill Livingstone; 1988.

 

Capítulo de livros

Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: Autor(es) do livro. Título do livro. Edição. Local de publicação: Casa publicadora; Ano de publicação. Página inicial-final do capítulo.

• Sauer J. Manner of death: skeletal evidence of blunt and sharp instrument wounds. In: Rathbun TA, Buikstra JE, editors. Human identification: case studies in forensic anthropology. Springfield: Charles Thomas; 1984. p.176-84.

 

Monografias, dissertações e teses

Autor. Título [Tipo de documento]. Local: Instituição onde foi apresentada; ano.

• Ferraz FC. Freud e o campo da ética: sobre a gênese e o desenvolvimento da consciência moral [dissertação]. São Paulo: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo; 1993.

• Gonçalves AJ. Ferimentos cervicais penetrantes: análise de 145 casos [tese]. São Paulo: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; 1993.

 

Monografias, dissertações e teses em formato eletrônico

Autor. Título [Tipo de documento] [suporte]. Local: Instituição onde foi apresentada; ano. [Data de acesso com a expressão “Acesso em aaaa mmm. dd”]. Endereço eletrônico com a expressão “Disponível em:”

• Freire JJB. Da doutrina e do método em medicina legal. Ensaio epistemológico sobre uma ciência biopsico-social [tese][Internet]. São Paulo: Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo; 2009. [Acesso em 2015 abr. 03]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-15092009-092125/pt-br.php

 

Artigos de periódicos

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título da revista abreviado*. Ano de publicação; volume(número):páginas inicial-final do artigo.

• Salaru NNR. Evaluation of HLA in detection of non-parentage among known false trios. J Forensic Sci. 1993;38(6):1478-81.

 

Artigos de periódicos com DOI

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título da revista abreviado*. Ano de publicação; volume(número):páginas inicial-final do artigo. Endereço DOI completo: DOI: http://dx.doi.org

• Soares-Vieira JA, Billerbeck AE, Iwamura ES, Zampieri RA, Gattás GJ, Munoz DR, Hallak J, Mendonca BB, Lucon AM. Y-STRs in forensic medicine: DNA analysis in semen samples of azoospermic individuals. J Forensic Sci. 2007;52(3):664-70. DOI: http://dx.doi.org/ 10.1111/j.1556-4029.2007.00433.x

• Funabashi KS, Barcelos D, Visconá D, Souza e Silva M, Oliveira e Sousa MLAP, Franco MF, Iwamura ESM. DNA extraction and molecular analysis of non-tumoral liver, spleen, and brain from autopsy samples: The effect of formalin fixation and paraffin embedding. Pathol Res Practice. 2012;208(15):584-91. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.prp.2012.07.001

• Pomara C, D'Errico S, Riezzo I, Perilli G, Volpe U, Fineschi V. Blast overpressure after tire explosion: a fatal case. Am J Forensic Med Pathol. 2013;34(4):306-10. DOI: http://dx.doi.org/10.1097/PAF.0000000000000047

 

Artigos de periódicos em formato eletrônico

Autor(es). Título do artigo. Título do periódico abreviado* [suporte]. Ano de publicação [data de acesso com a expressão “Acesso em aaaa mmm. dd”]; volume(número):páginas inicial-final. Endereço eletrônico com a expressão  “Disponível em:”

• Pavezi N, Flores D, Perez CB. Proposição de um conjunto de metadados para descrição de arquivos fotográficos considerando a Nobrade e a Sepiades. Transinf [Internet]. 2009 [Acesso em 2010 nov. 8];21(3):197-205. Disponível em: http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/search.php?op=search&query=metadados&limit=all


 *Os títulos dos periódicos devem ser abreviados seguindo as listas do Index Medicus ou do Portal BVS (para periódicos nacionais e latino-americanos) que podem ser consultados nos sites:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=journals

http://portal.revistas.bvs.br

 

Evento no todo (Congressos, seminários, etc.)

Nome do evento; Ano; Local. Local de Publicação: Casa Publicadora; ano de publicação.

• 13º Congresso Brasileiro de Educação Médica; 1975; Salvador. Salvador: Associação Brasileira de Escolas Médicas; 1976.


Trabalho apresentado em evento

Autor. Título: subtítulo. In: Nome do Evento; ano do evento; local do evento. Local da publicação: Casa Publicadora; ano de publicação. Página inicial-final da publicação.

• Castro CM. O secundário: esquecido em um desvão do ensino? In: Anais do 1º Seminário Internacional de Avaliação da Educação; 1995; Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio; 1996. p.133-50.


Documentos jurídicos

Local (País, Estado ou Cidade). Nome da Corte ou Tribunal. Título (especificação de legislação, nº, data). Ementa. Indicação da publicação oficial. Data de publicação (ano, mês, dia); Seção. Páginas inicial-final.

• Portaria

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.884, de 11 de novembro de 1994. Elaboração de projetos físicos para estabelecimentos assistenciais de saúde. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. 1994 dez. 15; Seção 1. p. 19523-49.

  

Documentos jurídicos em formato eletrônico

Local (País, Estado ou Cidade). Nome da Corte ou Tribunal. Título (especificação de legislação, nº, data (ano, mês, dia)). Ementa [suporte]. Indicação da publicação oficial. Data de publicação (ano, mês, dia) [data de acesso com a expressão “Acesso em aaaa mmm. dd”]. Endereço eletrônico com a expressão “Disponível em:”

• Decreto:

Brasil. Decreto nº 3667, de 21 de novembro de 2000. Concede indulto, comuta penas e dá outras providências [Internet]. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 2000 nov. 22 [Acesso em 2001 jan. 9]. Disponível em: http://www.ibccrim.com.br/legislação/desc-novembro.htm

• Lei:

Brasil. Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9605 de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências [Internet]. Brasília, DF; 1998. [Acesso em 2010 nov. 9]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9605.htm

• Medida provisória:

Brasil. Senado Federal. Medida provisória nº 497 de 2010. Promove desoneração tributária de subvenções governamentais destinadas ao fomento das atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica nas empresas, institui o Regime Especial de Tributação para construção, ampliação, reforma ou modernização de estádios de futebol - RECOM, e dá outras providências [Internet]. [Acesso em 2010 nov. 9]. Disponível em: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=97716

 

Homepage da Internet

Autor. Título [Internet]. Local de Publicação; ano [data de acesso, com a expressão “Acesso em aaaa mmm. dd”]. Endereço eletrônico com a expressão “Disponível em:”

• Universidade do Oeste Paulista. Ação global encerrará atividades de extensão do ano [Internet]. Presidente Prudente; 2010. [Acesso em 2010 nov. 19]. Disponível em: www.unoeste.br 


Em cada referência de artigo científico ou de documento digital deve constar o endereço eletrônico ou o número DOI que identifica o texto utilizado. Os títulos de periódicos devem ser referidos na forma abreviada de acordo com o JOURNAL INDEX MEDICUS.

 

- Figuras: ilustrações e fotos deverão estar inseridas no texto e ser, também, enviadas em arquivo separado, em formato JPEG e resolução de 300 dpi. Gráficos, tabelas e quadros deverão ser inseridos no corpo do texto em word ou excel. A numeração deve ser consecutiva e as legendas curtas e informativas.

 

 - Tabelas: as tabelas deverão ser inseridas no corpo do texto e numeradas consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem citadas no artigo. As linhas das tabelas devem ser verticais e horizontais, evitando-se as linhas inclinadas. As legendas devem ser curtas e informativas. Serão aceitas no máximo 10 (dez) tabelas por trabalho.

 

Se houver figuras extraídas de outros trabalhos previamente publicados, os autores devem providenciar permissão, por escrito, para reprodução das mesmas; com exceção para os documentos de domínio público. Esta autorização deverá acompanhar os trabalhos submetidos à publicação.

 

- Abreviações: devem ser utilizadas as formas padronizadas. Quando não houver, devem aparecer pela primeira vez entre parênteses, após sua definição.
Ex.: A Sociedade Brasileira de Medicina Legal (SBML) é a representante da classe dos médicos legistas.


A submissão dos artigos é efetuada por meio do site da revista: www.revistas.usp.br/sej. No site, os autores devem fazer seu cadastro e seguir os passos indicados para o encaminhamento do texto.

 

Endereço para correspondência/contato:
Revista Saúde, Ética & Justiça
Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho
Instituto Oscar Freire da FMUSP, Av. Dr. Arnaldo, 455. 01246-903 - São Paulo, SP.

e-mail: revistasej@fm.usp.br.
A/C Carla Júlia Segre Faiman
Fone: (011) 3061-8427; 3061-8408 - Site: www.revistas.usp.br/sej 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.