Lesões por projéteis de alta energia

Autores

  • Hygino Carvalho Hércules Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v2i1p15-32

Palavras-chave:

Armas de Fogo, Balística Terminal, Ferimentos e Lesões, Ferimentos por Arma de Fogo, Medicina Legal, Violência.

Resumo

As lesões por projéteis de alta energia têm se tornado mais frequentes ultimamente em tempos de paz, em função do aumento da violência urbana associado ao contrabando de armas de guerra para traficantes e mafiosos. Isto leva à necessidade de cirurgiões e médicos-legistas conhecerem os mecanismos e as lesões causadas por estes agentes lesivos. As lesões de entrada, os trajetos e as saídas são estudados com base na experiência pessoal do autor e em revisão de literatura. A variação da forma das entradas de acordo com a velocidade e a forma dos projéteis é interpretada sob a luz dos princípios físicos da balística terminal. As cavidades permanente e temporária são estudadas quanto ao seu mecanismo de formação, sua forma, volume e posição ao longo do trajeto. Os métodos de pesquisa adotados pelos diversos autores são descritos e avaliados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hygino Carvalho Hércules, Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Gama Filho
    Professor titular de Medicina Legal e Deontologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Faculdade de Medicina da Universidade Gama Filho; Perito Legista aposentado do Instituto Médico-Legal Afrânio Peixoto.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Lesões por projéteis de alta energia. (2017). Saúde Ética & Justiça , 2(1), 15-32. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v2i1p15-32