Programa de controle odontológico de saúde ocupacional (PCOSO)

Autores

  • Carmen AG Blumenschein Universidade de São Paulo
  • Valéria M Módolo Universidade de São Paulo
  • Ida TP Calvielli Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v2i1p85-89

Palavras-chave:

Odontologia Ocupacional, Ética, Saúde Ocupacional, Doenças Ocupacionais.

Resumo

A Odontologia voltada para a área ocupacional é pouco implementada apesar de sua significativa importância, mantendo-se afastada dos programas globais de saúde do trabalhador. Baseadas na atual situação dessa parea, as autoras propõem um programa de atuação do cirurgião-dentista em parceria com a Medicina do Trabalho, uma vez que o objetivo final é a melhoria da qualidade de vida. A implementação de um Programa Odontológico permitirá um levantamento das condições de saúde bucal, levantamentos estatísticos, estudos de prevalência e, acima de tudo, um estudo mais aprofundado da ação do ambiente laboral na cavidade bucal. Baseando-se no estudo da prevalência e do conhecimento mais detalhado das doenças bucais decorrentes da ação do ambiente de trabalho, será possível propor melhoria e/ou controle ambiental, com medidas de proteção coletiva e/ou individual. Os levantamentos estatísticos permitirão um dimensionamento ideal para o serviço odontológico dentro da empresa, bem como o estabelecimento de convênios para atendimento de funcionários e dependentes. Através de campanhas institucionais, ou não, será possível a orientação específica para gestantes e dependentes menores, bem como o estabelecimento de medidas profiláticas e preventivas. A prioridade do cirurgião-dentista do trabalho é a prevenção de doenças bucais, encaminhando para a Odontologia Assistencial toda e qualquer atividade curativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carmen AG Blumenschein, Universidade de São Paulo
    Especialista em Odontologia Legal. Estagiária da Disciplina de Deontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
  • Valéria M Módolo, Universidade de São Paulo
    Especialista em Odontologia Legal. Estagiária da Disciplina de Deontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
  • Ida TP Calvielli, Universidade de São Paulo.
    Professora responsável pela Disciplina de Deontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Coordenadora dos estágios da mesma disciplina.

Downloads

Publicado

2017-05-16

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Programa de controle odontológico de saúde ocupacional (PCOSO). (2017). Saúde Ética & Justiça , 2(1), 85-89. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v2i1p85-89