Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática

Autores

  • Dalmo Claro Oliveira Universidade de São Paulo
  • Maria Luiza Cavallari Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v21i2p52-56

Palavras-chave:

Obesidade, Acidentes de Trânsito, Mortalidade.

Resumo

A obesidade é um problema de saúde pública crescente em todo o mundo e acomete indivíduos de todos os níveis sociais e econômicos. Caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e é medida mais frequentemente pelo Índice de Massa Corporal (IMC), cujo cálculo é feito dividindo-se o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado (Kg/ m²). Pesquisas têm demonstrado cada vez mais a obesidade como fator de risco para diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoartropatias, câncer, apneia do sono e outras doenças. Entretanto, os problemas decorrentes da obesidade vão além dessas patologias. O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar uma revisão sistêmica sobre a literatura existente que trata da ocorrência de lesões e de mortalidade envolvendo condutores e passageiros obesos em acidentes de trânsito apresentada à comunidade científica. Foi observado que há aumento do risco de morte para condutores obesos, assim como para condutores com baixo IMC. Além disso, condutores obesos de motocicletas têm mais chances de ter lesões graves e ficar mais tempo internado do que condutores não obesos. Conclui-se, portanto, que pessoas situadas nos dois extremos do IMC tendem a ser as que mais sofrem com danos causados por acidentes de trânsito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dalmo Claro Oliveira, Universidade de São Paulo
    Médico Especialista em Medicina de Tráfego pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Maria Luiza Cavallari, Universidade de São Paulo

    Professora colaboradora do Curso de Especialização em Medicina de Tráfego da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática. (2016). Saúde Ética & Justiça , 21(2), 52-56. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v21i2p52-56