“Lança perfume”

O uso de solventes e drogas inalantes como substâncias de abuso no Brasil

Autores

  • Giovanna Leme Zumiani Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Jéssica Mendes dos Santos Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Mariana de Moura Pereira Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v24i1p3-9

Palavras-chave:

Lança-perfume, Tricloroetileno, Substâncias tóxicas, Abuso de inalantes

Resumo

Solventes orgânicos são substâncias altamente voláteis muito utilizadas como drogas de abuso inalantes, principalmente por crianças, adolescentes e jovens de países subdesenvolvidos. Seus efeitos de embriaguez e euforia somados ao baixo custo e à facilidade de acesso são grandes atrativos para os jovens. Um dos inalantes mais utilizados na América Latina, popularmente conhecido como lança perfume, apresenta vários solventes em sua composição, tais como cloreto de etila, éter e clorofórmio. Atualmente, o tricloroetileno também vem sendo muito utilizado como componente dessa substância, potencializando seus efeitos e também sua toxicidade. O objetivo desta revisão foi levantar informações a respeito do uso indiscriminado de inalantes, com ênfase no “lança-perfume”, e pontuar seus riscos e implicações à saúde. Visto que mortes causadas por intoxicação com solventes têm sido cada vez mais recorrentes, colocar esse assunto em pauta se faz necessário para a conscientização da população e desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas contra o abuso dessas substâncias no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovanna Leme Zumiani, Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

    Programa de Especialização Lato Sensu do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo “Histopatologia e Biologia Forense”.

  • Jéssica Mendes dos Santos, Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

    Programa de Especialização Lato Sensu do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo “Histopatologia e Biologia Forense”.

  • Mariana de Moura Pereira, Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

    Mestrado em Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-07-12

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

“Lança perfume”: O uso de solventes e drogas inalantes como substâncias de abuso no Brasil. (2019). Saúde Ética & Justiça , 24(1), 3-9. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v24i1p3-9