Dificuldades diagnósticas da causa mortis em cadáveres decompostos

Autores

  • Aimée Christine Alcântara Ribeiro Szönyi Porto Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina
  • Ivan Dieb Miziara Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v24i2p57-66

Palavras-chave:

Biodegradação Ambiental, Cadáver, Diagnóstico, Causa de Morte

Resumo

Os autores clássicos da Medicina Legal brasileira fornecem uma base sólida para o estudo da decomposição cadavérica. Por meio da leitura de seus livros, notou-se que a marcha da decomposição é composta de fases ocorridas em períodos específicos, que podem se sobrepor ou ter seus rumos alterados por fatores que vão, desde o ambiente em que o cadáver se encontra, até sua compleição física e comorbidades em vida. Com o objetivo específico de aprender como contornar tais dificuldades durante as investigações e necropsias destes casos, foi realizado levantamento bibliográfico de artigos científicos nas bases PubMed, Scielo e Scopus, pelos unitermos Putrefied, Cadaveric Putrefaction, Diagnosis e Causa Mortis, que resultou em dez artigos em língua inglesa, publicados de 2000 a 2019, a respeito de cadáveres de seres humanos. Foi possível depreender que métodos já conhecidos pelos pesquisadores (a saber: equipamentos de imagem, histopatologia, e análises químicas de fluidos corporais), são capazes de alterar deduções feitas antes de seu uso. Entretanto, apesar de todo o auxílio que oferecem, não substituem o olhar atento de uma equipe forense bem treinada. Ao contrário, devem caminhar juntos, reforçando ainda mais a certeza de que a necropsia de um cadáver em decomposição é indispensável de ser realizada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aimée Christine Alcântara Ribeiro Szönyi Porto, Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina

    Médica Residente de Medicina Legal e Perícia Médica do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo (FMUSP).

  • Ivan Dieb Miziara, Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina

    Professor associado do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Dificuldades diagnósticas da causa mortis em cadáveres decompostos. (2019). Saúde Ética & Justiça , 24(2), 57-66. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v24i2p57-66