Autonomia: uma abordagem interdisciplinar

Autores

  • Luiza Vieira Sá Universidade de São Paulo USP.
  • Reinaldo Ayer de Oliveira Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FD/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v12i1-2p5-14

Palavras-chave:

Autonomia. Bioética. Desenvolvimento.

Resumo

A partir do pressuposto de que ser humano não nasce autônomo, mas torna-se autônomo, através de um processo de desenvolvimento bio-psico-social, surge a necessidade de se analisar a autonomia sob o enfoque das ciências sociais, de modo a congregar conceitos e possibilitar a compreensão do todo. Esse texto pretende demonstrar que no seu processo de desenvolvimento biológico, psicológico e social, o ser humano é influenciado por diversas variáveis, que irão, de certa forma, determinar o “grau” de autonomia que ele possui. Essas variáveis não contaminam a sua autonomia, ao contrário, fazem parte dela. Mas, existem outros fatores sócio-econômicos e culturais que influenciam o processo de escolha e tomada de decisão. Estes fatores sim reduzem a autonomia do indivíduo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiza Vieira Sá, Universidade de São Paulo USP.
    Graduada em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Pós-Graduanda em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo. Aluna da Disciplina de Bioética e Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
  • Reinaldo Ayer de Oliveira, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FD/USP.
    Docente do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP. Coordenador Adjunto da Disciplina de Bioética e Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo FD/USP.

Downloads

Publicado

2007-11-07

Edição

Seção

Sumário

Como Citar

Autonomia: uma abordagem interdisciplinar. (2007). Saúde Ética & Justiça , 12(1-2), 5-14. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v12i1-2p5-14