Utilização dos testes de mutagenicidade para a avaliação de exposição ocupacional

Autores

  • Ana Gabriela da Silva Kohatsu Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Fernanda Shimabukuro Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v12i1-2p15-21

Palavras-chave:

Citogenética. Testes de mutagenicidade. Testes para micronúcleos. Exposição ocupacional. Saúde do trabalhador. Motorista de ônibus.

Resumo

Os testes citogenéticos para avaliação de mutagenicidade são importantes biomarcadores de exposição, pois correspondem à expressão de um agente ambiental e seus metabólitos no meio intracelular. Por isso, vêm sendo utilizados no monitoramento biológico de populações expostas a substâncias genotóxicas. Em trabalho realizado com 24 motoristas de ônibus da cidade de São Paulo, utilizando-se o teste do micronúcleo observou-se uma freqüência de células anormais maior, que a encontrada no grupo considerado como controle, de 13 motoristas de ônibus afastados da função. Apesar do número reduzido de indivíduos, os resultados parciais dessa pesquisa, realizada com pacientes em atendimento no Serviço de Saúde Ocupacional do HCFMUSP, sugerem a ampliação desse projeto para avaliação da possível inclusão de protocolos de acompanhamento periódico desses profissionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Gabriela da Silva Kohatsu, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
    Bióloga, Aprimoranda em Saúde e Trabalho pelo Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital das Clínicas da
    Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Fernanda Shimabukuro, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.

    Biomédica, Mestranda de Fisiopatologia Experimental - Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP - Laboratório de Imunohematologia e Hematologia Forense (LIM/40).

Downloads

Publicado

2007-11-07

Edição

Seção

Sumário

Como Citar

Utilização dos testes de mutagenicidade para a avaliação de exposição ocupacional. (2007). Saúde Ética & Justiça , 12(1-2), 15-21. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v12i1-2p15-21