O impacto do atendimento às vítimas de acidentes de motocicleta na rotina do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Autores

  • Talita Zerbini Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Mariana da Silva Ferreira Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Vilma Leyton Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Daniel Romero Muñoz Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v14i1p26-31

Palavras-chave:

Acidente de trânsito. Motocicleta. Emergência.

Resumo

Sendo São Paulo uma cidade conhecida pelo seu trânsito caótico e engarrafamentos recordes, noticiados quase diariamente por todos os veículos de comunicação brasileiros, não poderiam deixar de ser registradas centenas de acidentes de trânsito por dia na cidade. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), as vendas de motocicletas nos primeiros nove meses do ano de 2007 foram 27,3% maiores do que as do mesmo período de 2006. Hoje esse mercado é ainda maior e com expectativa de crescimento. Devido à representatividade dos acidentes de trânsito na cidade de São Paulo, analisamos a evolução de todas as vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas (194 pacientes) atendidas no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), no período de 01 de fevereiro de 2006 a 30 de junho de 2007 e identificamos a visão dos médicos responsáveis pelo atendimento do Pronto Socorro da Cirurgia em relação às repercussões geradas pelos acidentes de moto na rotina da sala de emergência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Talita Zerbini, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
    Médica Residente de Medicina Legal do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Mariana da Silva Ferreira, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
    Médica Residente de Medicina Legal do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Vilma Leyton, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
    Professora Doutora do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Daniel Romero Muñoz, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
    Professor Titular do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.

Downloads

Publicado

2009-06-07

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

O impacto do atendimento às vítimas de acidentes de motocicleta na rotina do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (2009). Saúde Ética & Justiça , 14(1), 26-31. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v14i1p26-31